“É tempo de diversão, de bem-estar, de um estado de espírito leve e animador”, antecipava o descritivo da coleção de Luís Buchinho. A Biblioteca Nacional de Paris foi o local escolhido para apresentar as propostas para a estação quente, perante uma plateia com, actrizes e muita imprensa. O desfile fez-nos desejar pelo verão de 2015: silhuetas sedutoras, tons pastel, materiais românticos e um toque cool nas formas subtilmente desportivas.
Luís Buchinho levou-nos até à sua ‘pool party’ com looks descontraídos, fatos de banho retró que se misturavam com vestidos de cocktail. A paleta de cores dá continuidade ao espírito leve do verão, em tons de verde-claro, azul céu, nude, lilás e malva, preto, branco e magenta. Luís Buchinho prossegue o seu jogo de sobreposições que usa “principalmente no inverno". Os materiais dão forma a uma silhueta sedutora que se revela por entre a transparência das rendas, de organzas e chiffons mais delicados. A tarefá de seda, mais estruturada mistura-se com a malha de viscose, mais flexível, sempre com o propósito de criar peças ultra femininas.
"É uma coleção bastante feminina, é um elogio ao verão, aos tempos felizes, destinada a uma mulher sensual", revelou o criador. Luís Buchinho criou a pensar em formas muito femininas e num espectáculo de passerelle que ainda não está pronto para sair directamente para a rua. “Não é uma colecção comercial, de todo”, referiu. Para serem vendidas as peças teriam que ser adaptadas “com menos pernas de fora, menos transparências, menos decotes”.
O desfile é apenas o início de um ciclo e a perspectiva de Luís Buchinho é que os “próximos seis meses vão ser ainda mais intensos a nível comercial”. O caminho continua a ser a internacionalização. Nas palavras do próprio criador “crescer , crescer cada vez mais”. Os primeiros passos já foram dados, actualmente a marca já vende para 12 países e conquista mercado um pouco por todo o mundo. Neste momento para além do showroom em Paris, decorre outro em simultâneo na China e já existem perspectivas de outro na Austrália.
Luís Buchinho salienta a importância dos showrooms e das feiras internacionais onde faz “muitos contactos internacionais”. Uma oportunidade que não seria possível sem o apoio do Portugal Fashion.
Esta foi a última paragem do roteiro internacional do Portugal Fashion que levou moda portuguesa a Paris, Londres e Viena. Lisboa e Porto são as cidades que se seguem, na edição que começa dia 22 de outubro e termina a 25.