Oscar de la Renta, faleceu esta segunda-feira, dia 20 de Outubro, em sua casa em Kent, no Connecticut, aos 82 anos. O criador lutava contra um cancro desde 2006. A notícia foi confirmada pela sua esposa, Anette de la Renta, ao diário The New York Times.
Nascido na República Dominicana, em 1932, viria a tornar-se num dos mais prestigiados designers de moda mundiais. Ciente da sua paixão pela arte, aos 18 anos decide sair de casa para estudar pintura na Academia de San Fernando, em Madrid, onde viria a desenvolver o seu amor pelo design de moda e a conhecer o seu mentor, o criador Cristobal Balenciaga.
Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton, Laura Bush e, mais recentemente, Michelle Obama, são algumas das primeiras-damas dos EUA vestidas por Oscar de La Renta. Um percurso profissional invejável iniciado, em 1960, quando a primeira-dama norte-americana Jaqueline Kennedy começou a aparecer em público com criações suas. De la Renta vestiu ainda várias estrelas de Hollywood e figuras públicas, como Oprah Winfrey e Jessica Parker, e mais recentemente foi o criador escolhido pela advogada britânico-libanesa Amal Alamuddin para desenhar o seu vestido de noiva para o casamento com o ator George Clooney.
“O estilo começa com uma boa aparência nua”, afirmou Oscar de La Renta, em 2013, em entrevista, ao jornal The Telegraph. “É disciplina. E se tu não te vestires bem todos os dias, perderás o hábito. Isto não é sobre o que vestes, mas sobre a forma como vives a vida” afirmou o estilista, que, em 1965, lançou a sua marca, tendo trabalhado anteriormente com Antonio del Castillo na maison Lanvin, em Paris, e, em Nova Iorque, para a Elizabeth Arden.
De la Renta foi casado duas vezes, primeiro com Françoise de Langlade, com quem esteve casado 16 anos, até 1983, quando a editora da revista de moda francesa Vogue faleceu com um cancro nos ossos. E, mais tarde, em 1989, voltou a casar com a socialite Annette Reed.
Atualmente, o estilista de moda travava a batalha da sua vida contra um cancro, diagnosticado em 2006, e do qual veio a falecer, esta segunda-feira, 20 de outubro, após várias complicações. A sua última aparição pública foi a 9 de setembro, na Semana da Moda de Nova Iorque com a apresentação da coleção Primavera-Verão 2015. A 13 de outubro, ao fim de vários meses de especulação, Oscar de la Renta, confirmou que Peter Copping seria o novo director criativo da marca, tendo inclusive tecido a seguintes palavras: “Ele é um grande talento e, além da nossa sensibilidade comum no design, ambos temos uma profunda curiosidade sobre o mundo, da música à arte, arquitectura e jardins. A nossa indústria não fez sempre o melhor trabalho, quando o assunto é mudanças na liderança de design. A minha esperança é que, conduzindo essa seleção e participando ativamente da transição, possa garantir o futuro correto no design da nossa empresa e marca".
Um futuro que agora está nas mãos do antigo estilista da Nini Ricci, Peter Cooping, e do CEO da marca, Alex Bolen, após quase meio século de inúmeras criações e inúmeros prémios Cody.