Em Portugal, o património evidencia os acontecimentos e a maneira de ser de um povo que absorveu as pistas multiculturais com que se cruzou, reinventando-as e adaptando-as à sua forma de estar, e ao seu território, escrevendo na pedra a história de uma nação com quase 900 anos. Para celebrar o património nacional, a Longines apresentar a edição especial “Portugal – A Nossa História”, numa parceria com a Direção-Geral do Património Cultural.
O relógio é apresentado num estojo em madeira com 5 medalhas dos 5 monumentos que integram o Património Mundial: Mosteiro dos Jerónimos, Convento de Cristo em Tomar, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça e a Universidade de Coimbra.
No verso deste relógio encontra-se gravada a Esfera Armilar em aço e a respetiva numeração de série, sobre o cristal de safira que permite ver o movimento do relógio. Este modelo distinto encontra-se equipado com um movimento de fabrico suíço (Calibre Longines L688) com autonomia de 54 horas. Destaque ainda para a correia de pele de crocodilo de cor preta com fecho de báscula triplo.