Demasiado cor de rosa (e o cor de rosa errado) numa mulher adulta pode passar uma imagem infantil e menos séria, além de que poucas mulheres saem favorecidas com um bâton “rosa clarinho a parecer doente”.
![]() |
Pesadelo cor-de-rosa. |
Ora, há dias tive ocasião de adquirir por muito bom preço uma clutch Daniel Swarovski toda em cristais que, só por acaso, era cor de rosa. Ia prescindir dela por causa da cor (e vá, por ser cor de rosa *e* ter brilhinhos que por acaso eram Swarovski)?
Não, era só o que faltava. Lá porque há quem difame a cor com o seu mau gosto, não quer dizer que as pessoas de bem deixem de poder usar a versão boa e sensata das coisas.
Vejamos algumas situações em que o cor-de-rosa vai bem e até se recomenda. Ou seja, cor de rosa livre de pinderiquice:
1- Numa Oxford Shirt
As camisas informais de algodão ou cambraia resultam bem não só em branco, cru ou no tradicional azul, mas em rosa – até para homem. Dão invariavelmente bom ar, têm um aspecto fresco, honesto, clean e ficam amorosas sem cair no pueril ou no piroso. Basta usá-las com uns jeans claros de bom corte para ficar imediatamente elegante. Ralph Lauren e Tommy Hilfiger, entre outras marcas, fazem modelos lindos que apetece coleccionar.
2- Num sundress estilo Lilly Pulitzer
Os shift dresses leves de algodão em cores alegres, popularizados a partir da década de 1960 pela socialite-tornada-designer Lilly Pulitzer, alcunhada “Rainha do Preppy“, (e que tanto ficam bem numa ida à praia como num piquenique um bocadinho mais formal) são uma forma elegante de usar – ou incluir – o cor de rosa. Claro que um Lilly Pulitzer original é o máximo, mas muitas outras marcas fazem este tipo de vestido com estampado bonitinho. Até já os tenho visto nas colecções de Verão da H&M. Como são soltos, despretensiosos e não revelam demasiado, suportam bem o rosa (e outros tons mais “ameninados”) sem deitarem a sofisticação a perder. Ideais mesmo para um almoço casual da empresa ou para conhecer os pais “dele”.
3- Num belo serviço de chá
Ou de mesa. Pessoalmente sou uma grande fã da porcelana tradicional inglesa e fico feliz quando acrescento peças vintage em rosa à minha colecção, mas há diferentes serviços florais igualmente lindos, como Limoges. E claro, não faltam variedades de chá de rosas (com violetas ou rooibos + rosa e especiarias, por exemplo) que são uma delícia!