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Idade: 28
Anos de actividade: 10
Seguidores no Instagram: 1,8 milhões
Gostos no Facebook: 600 mil
Subscritores no Youtube: 250 mil
Seguidores no Twitter: 257 mil
Principais países de origem dos fãs:
Brasil, Estados Unidos e Portugal
Média de pageviews mensais: 8,7 milhões
Posição no ranking da Signature9: 5 (2014)

Foi durante a madrugada que Camila Coutinho deu o primeiro clique para o projeto que ia mudar a sua vida para sempre. Estava a partilhar links de blogs americanos que falavam sobre celebridades quando decidiu criar um blog seu, que reunisse tudo o que ela e as amigas gostavam de ler, desde gossip a moda.
‘Hoje comi mais de 300 calorias, não é nada sexy’, dizia Pink na música ‘Stupid Girls’, que deu origem ao nome do blog ‘Garotas Estúpidas’. “A música ironiza todas aquelas celebridades que nós adorávamos, e como sempre fui de fazer piadas, achei que combinava”, conta-nos Camila Coutinho. Não demorou muito para uma garota que de estúpida não tem nada criasse uma marca a nível global e se
tornasse numa das mulheres mais influentes da internet. Dez anos depois, o nome Camila Coutinho já consta na lista ‘30 Under 30’ da Forbes e o ‘Garotas Estúpidas’ figura em quinto lugar no ranking de blogs do Signature9, uma referência nesta área. De um momento para o outro o que antes era um hobby passou a ser uma profissão, ficando a carreira como designer de moda pelo caminho. O nome Camila Coutinho passou a ser requisitado pelas melhores marcas e a lista não para de crescer. É a embaixadora brasileira da Diane Von Fusterburg, da MAC, da Coca-Cola, durante os Jogos Olímpicos de 2016, e no ano passado participou na campanha da Jimmy Choo. E como se moda e beleza não fossem o suficiente, a blogger foi também escolhida para mostrar o seu lado divertido no videoclip do single ‘My Lips are Movin’, da cantora Meghan Trainor.

A arte de comunicar
O estilo faz parte do ADN de Camila Coutinho, mistura marcas de luxo e outras mais acessíveis como ninguém, e as suas fotos tornaram-se uma fonte de inspiração para os seus milhões de seguidores. Só isto já a eleva ao estatuto de ‘it girl’, mas há ainda mais e é aqui que Camila ganha pontos extra. Estávamos na ModaLisboa quando a encontrámos na primeira fila, a registar em primeira mão tudo o que acontecia. Depois de a conhecermos, fica clara a explicação do sucesso: é uma comunicadora nata.
Sabe exatamente como trabalhar todas as redes sociais, criou uma estratégia para cada uma delas, está sempre a pensar como pode inovar no projeto ‘Garotas Estúpidas’. Os números traduzem o nível de influência de Camila Coutinho. Mais de 100 mil visualizações, em média, a cada snap (post no Snapchat) que faz. “As redes sociais são um dos maiores desafios. Não basta ter, é preciso pensar muito bem e não se limitar a replicar o conteúdo em todas elas. No blog, foco-me mais em posts com mais informação, no Instagram tenho duas contas, uma do ‘Garotas Estúpidas’ e outro pessoal, no Snapchat mostro o meu dia a dia de uma forma mais intimista e no Twitter gosto de comentar televisão.”
A tudo isto juntou-se ainda o YouTube. Há dois anos Camila lançou o canal e criou rubricas que se tornaram um sucesso. Nos vídeos ‘De Carona’, a blogger entrevista de forma descontraída famosos como Giovanna Antonelli ou a blogger Chiara Ferragni. Consegue prender-nos com as suas perguntas engraçadas: “Enquanto está no banho não pensa em como construiu a sua carreira?”, perguntou a Gisele Bündchen. Foi neste espírito que também quisemos saber: Qual é o maior desafio numa altura em que nasce um novo blog a cada minuto que passa? “O maior desafio não é para quem chega à internet, mas para quem já cá está continuar a ser relevante”.

Descontração offline
Se nas fotos parece estar sempre perfeita, no dia a dia Camila prefere uma versão mais casual. “Sou fã de jeans, porque tornam tudo mais simples. Gosto de combiná-los com sandálias rasas. Não ando sempre arranjada e gosto de mostrar que também sou descontraída”, diz-nos. Talvez por isso crie uma ligação quase imediata com todos os seguidores, por passar a ideia de ser uma mulher igual a todas nós. Diz que come um pouco de tudo e que não segue nenhuma dieta. “Sou apaixonada por pastéis de nata. Comi três antes da entrevista”, confessa.
Não sai de casa sem o carregador de telemóvel, que acaba por ser um dos principais instrumentos de trabalho. “Chego a estar no telemóvel 12 horas”, entre redes sociais e edição de fotos, conta. “O meu marido diz que sonha com o dia em que formos fazer uma viagem e que eu não tenha de tirar fotos. Mas isso nunca vai acontecer!”, garante. Temos de concordar: se o ‘Garotas Estúpidas’ continuar a este ritmo, vai precisar de mais que um telemóvel…

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D.R.

CHAT

Designer de eleição
É bem difícil escolher um, mas gosto muito do estilo da Isabel Marant.

Tendências favoritas para esta estação
Os tons candy, mais suaves, e o branco, claro!

Quais são os seus indispensáveis de maquilhagem?
Sou muito vaidosa e não gosto de sair sem make-up. Às vezes preciso apenas de um produto. Não passo sem base ou BB cream. Os favoritos do momentos são o corretor Laura Mercier, o blush da Hourglass e a paleta Naked Basics da Urban Decay.

O que leva sempre na mala de cabine?
Não dispenso o meu pijama de flanela. Assim que entro no avião visto o pijama, coloco os meus cremes e aproveito ao máximo para dormir.
Tudo para não perder uma noite de sono.

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