Moda mais sustentável é um objetivo cada vez mais presente junto das marcas e os passos nesse sentido surgem a um ritmo acelerado (e ainda bem). Entre as várias marcas que trabalham rumo a um planeta mais verde está a britânica Pepe Jeans London, que agora apresenta a nova coleção No.22.
A Pepe juntou-se à artista plástica espanhola Laura Maldonado, desafiando-a a criar cinco esculturas para a sua coleção de calçado sustentável para esta primavera-verão. Trata-se de uma gama de ténis revestidos com uma película transparente de dióxido de titânio – TiO2, como é cientificamente conhecido. Com a incidência dos raios UV, estes ténis conseguem eliminar até 80% do NOx que entra em contacto com a superfície do sapato. NOx (óxidos de nitrogénio) são agentes altamente poluentes produzidos por veículos motorizados, centrais eléctricas ou pelas caldeiras das nossas casas. E uma das questões ambientais mais perigosas é a contaminação do ar que respiramos. A tecnologia criada para a coleção No.22 permite que os óxidos de nitrogénio sejam decompostos em substâncias não nocivas.
Nesse sentido, Laura criou cinco esculturas que usam a luz e o fluxo natural do ar para interpretar o processo químico que ocorre na superfície dos sapatos. A Pepe Jeans facilita a preservação e defesa de um estilo de vida sustentável e aqui, Laura Maldonado mostra-nos o quão bonito isso pode ser.