O Palácio do Pardo, em Madrid, foi o local escolhido para acolher a entrega de prémios nacionais na área da investigação correspondentes ao ano de 2019. Estes prémios reconhecem o mérito de investigadores espanhóis que estão a realizar pesquisas em áreas como a Medicina, Biologia, Higiene e Ciências Sociais e humanas. Nesta entrega de prémios estiveram presentes o Ministro da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Pedro Duque, e a Presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso.
“Estamos orgulhosos dos espanhóis e da Humanidade”: foi assim que o rei agradeceu o trabalho dos cinco vencedores da cerimónia. Este ano, os vencedores foram maioritariamente mulheres e, por isso, Filipe VI salientou que “são um talento que temos que cuidar com dedicação e visão a longo prazo”.
Letizia abandonou o branco integral que tinha usado na visita à Virgem do Rocío e apostou para este evento num look total em preto, composto por um vestido midi de decote assimétrico e manga extra-larga, da marca COS. O cinto largo à cintura, em couro e também de cor preta, foi combinado com umas botas altas de pele da Steve Madden. Letizia usou ainda uns brincos Bvulgari de diamantes e ouro branco e o já habitual anel da Karen Hallam oferecido pelas filhas Leonor e Sofía.