
Netflix, para que te quero?
Este ano, mais do que em qualquer outro, é normal que nos tenhamos dedicado a explorar a Netflix. Dadas as circunstâncias atípicas do contexto de pandemia, incluindo muitas restrições e interações limitadas com outras pessoas, a sala de estar tornou-se uma espécie de refúgio e a plataforma de streaming salvou o dia ao preencher o calendário social.
Felizmente, em 2020, não faltaram opções a nível de programação. E o impacto vai muito além do fator entretenimento, sendo que também forneceu muita inspiração para as fãs de moda. Do glamour da velha Hollywood à elegância das ruas de Paris, certas séries transportaram-nos para mundos em que as palavras “pandemia” e “sem precedentes” não faziam parte do quotidiano. Uma prova da importância do figurino para construir qualquer narrativa.
Com tudo isto em mente, e tendo em conta que os trabalhos dos figurinistas em 2020 foram particularmente bons, decidimos reunir alguns visuais que chamaram a atenção da indústria (e do público) num só lugar. Veja, abaixo, os melhores momentos de moda que vimos na Netflix este ano.
“Hollywood”
É impossível não ficar agarrada ao glamour desta série. As saias evasé elegantes, os vestidos de gala extravagantes adornados com penas e as silhuetas dos anos 1940 que marcam a cintura representam o oposto da forma como nos vestimos hoje, mas não podemos deixar de admirar o figurino invrível.

“Emily in Paris”
Sim, as boinas de Emily Cooper podem ser a definição de cliché, mas não há como negar que a protagonista da série sabe usar cores fortes como ninguém. Embora nem todos os visuais da personagem principal tenham sido bem recebidos, não faltaram peças que fascinaram o público, incluindo um sobretudo cor-de-rosa vibrante, um casaco verde da Chanel e um vestido amarelo da Ganni.

“Gambito de Dama”
Se para uns provocou o ressurgimento do interesse pelo xadrez, para outros (re)acendeu o entusiasmo em relação à moda dos anos 1960. A personagem Beth Harmon, interpretada por Anya Taylor-Joy, é o epítome do estilo da década, desde os vestidos babydoll com silhueta reta aos padrões retro.

“The Crown”
É claro que nenhuma lista de programas de 2020 estaria completa sem mencionar “The Crown”. A princesa Diana, que ganha vida através do trabalho da atriz Emma Corrin, capturou os corações dos fãs e reacendeu o interesse público pelo estilo da realeza. Prova disso é que muitas tendências preferidas de Lady Di tiveram um pico de pesquisas online em novembro passado, quando a quarta temporada da série estreou.