Num altura em que a moda digital torna-se cada vez mais relevante a cada dia que passa, a marca de chinelos de praia volta a inovar ao apresentar o seu primeiro lançamento NFT – nome certificado que atua como uma prova de autenticidade de um ficheiro digital ou objeto físico. A coleção, que apresenta cinco criações exclusivas, foi feita em colaboração com o designer e artista plástico brasileiro Adhemas Batista, radicado em Los Angeles.
O artista, que já faz parte da história da marca há mais de quinze anos, afirma que “a coleção virtual NFT da Havaianas contará com cinco intervenções artísticas de uma forma inédita que, aliás, ainda não existe no mundo físico. Todas as obras foram inspiradas na felicidade: Pés Felizes; Um Passo para a Felicidade; Cidadão Feliz; Primavera Feliz; Saltos Felizes. As peças contam momentos importantes da minha vida pessoal e profissional, da relação com a Havaianas, e como essas histórias se entrelaçam”, conta Batista.
As Havaianas constroem, assim, uma narrativa do cruzamento entre a marca e o artista. “A minha intenção é trazer um sorriso ao rosto no meio deste mundo caótico. Não se trata de tentar combater o caos, mas sim de olhar para o lado positivo e tentar agarrar as oportunidades”, acrescenta o designer no comunicado.
“Os NFTs podem ser usados como filtros no Instagram, em jogos e outras redes sociais. Para a Havaianas, uma marca historicamente à frente do seu tempo, inovadora e globalmente relevante, faz muito sentido participar nesta conversa”, afirma Fernanda Romano, o Diretor de Marketing da Alpargatas.
Através de cinco novas peças de arte digital, parte das receitas arrecadadas pela marca no leilão vão reverter para o projeto Favela Galeria, um museu a céu aberto localizado na zona leste da cidade de São Paulo, no Brasil, onde Adhemas começou a desenhar antes de iniciar a sua carreira publicitária. O leilão acontece no dia 12 de maio, através deste link e terá a duração de 24 horas. As licitações não são geograficamente restritas.