Juliana Bezerra junta forças com a marca de roupa portuguesa Sienna, para criar uma coleção inspirada na liberdade para sonhar, para sair, para pensar e para fazer. A joalheira aposta nos brincos oversized, como peças statement da coleção, para além das peças mais subtis, como os colares que lembram molduras de quadros, e as mais literais, como é o caso dos anéis que têm o nome da coleção gravado.
“O impacto da mudança obrigou-me a sair da minha zona de conforto”, afirma Juliana Bezerra. “A primeira e principal inspiração foi o surrealismo. Comecei a estudar o movimento artístico e pensei em convidar a Marisa, fundadora da marca portuguesa Sienna, para colaborar comigo. A ideia seria partilhar referências e influências e construirmos duas coleções diferentes – de joalharia e roupa – a partir do mesmo conceito”, acrescenta a joalheira.
‘Liberté’ é uma coleção inspirada no movimento do surrealismo, com inspirações no trabalho de Dorothea Tanning, através da incorporações de girassóis, de Miró com os apontamentos dos gatos, do característico e emblemático olho de influências de Salvador Dalí, mas também da incorporação de elementos prórpios e surpreendentes que a joalheira encontrou, tais como o osso buco. “O surrealismo é uma influência forte, mas para mim é muito importante que um tema não descaracterize uma coleção. No final, quando acabo um projeto, tenho que olhar para as peças e sentir que estão alinhadas com o meu trabalho, que me representam a mim, mas também uma evolução – que são um passo em frente e não um passo ao lado”, desmistifica Juliana.