Sabia que uma em cada quatro raparigas abandona o desporto durante a adolescência? E que um dos principais motivos é o medo de manchar as leggings durante a menstruação. Confrontada com estes dados, a adidas dedicou-se a criar, em colaboração com a Dra. Georgie Bruinvels da Orreco, uma linha de roupa que assegura maior confiança as mulheres durante o ciclo menstrual. O recurso à tecnologia Flow Shield presente nas leggings TechFit Period Proof mostra-se eficiente na proteção contra as manchas pois incorpora camadadas absorventes com reforço ao tampão, penso ou copo menstrual. Além disso, a marca criou planos de formação gratuitos com aulas e vários recursos para melhorar a educação sobre o ciclo menstrual no desporto e quebrar um tabu assente no desconhecimento.
“Começámos a desenhar o produto de dentro para fora. Sabíamos que as leggings deviam ser confortáveis e respiráveis, mas acima de tudo, deviam obedecer ao objetivo de ajudar a proteger contra as manchas provocadas pela menstruação“, afirma Kim Buerger, responsável de produto da divisão de têxtil feminino da adidas.
Mas este receio detetado entre as mulheres também indica a falta de educação e conhecimento sobre o tema em crianças e adultos. Dados de mais de 14 mil atletas do mundo inteiro foram analisados e apresentaram resultados surpreendentes: no Reino Unido, 82,3% das entrevistadas indicaram nunca ter recebido formação sobre o ciclo menstrual na prática desportiva na escola, 81,5% têm um treinador e nunca falaram com ele sobre o tema. Nos Estados Unidos, 65,3% das atletas nunca receberam educação sobre o tema e 75,8% nunca discutiram a sua menstruação com o treinador.
Para quebrar o tabu e normalizar o tema sobre a menstruação no desporto, a adidas anunciou a sua colaboração com uma das líderes em pesquisa científica no desporto, a Dra. Georgie Bruinvels, para criar materiais educativos e planos de formação sobre este tópico. O objetivo é que sejam utilizados em escolas de todo o mundo, e assim ajudar professores, pais e alunos a desmistificar este tabu.
“Sabemos, agora mais do que nunca, a importância do exercício físico para o nosso bem-estar físico e emocional. O ciclo menstrual durante a prática desportiva é, ainda hoje, um tema de que temos vergonha de falar e, por isso, uma área que desconhecemos quase por completo”, afirma Dra. Bruinvels. E acrescenta: “Considerando as consequências que esse medo pode ter na qualidade de vida dos nossos adolescentes, não temos escolha senão superá-lo. A educação é o ponto de partida. É o que vai gerar conversas que vão quebrar tabus associados à atividade física e ao ciclo menstrual”.