Bailarinas ou sabrinas? As opiniões dividem-se. O que é certo é que este modelo de calçado é muito versátil e um dos melhores investimentos que pode fazer, pois vai usá-las durante o ano inteiro. Com looks mais casuais, como umas calças de ganga e um blazer, ou looks mais sofisticados, como um vestido midi.
Se lhe for possível, invista numas de boa qualidade, de preferência Made in Portugal – há modelos com design muito bonito.
As bailarinas são um tipo de calçado inspirado nas sapatilhas usadas por bailarinos de dança clássica. Também conhecidas como flats, sabrinas ou slip-ons, este calçado é caracterizado por ser leve, confortável e sem salto, geralmente com a parte superior em material macio e flexível.
A origem das bailarinas remonta ao século XVII, quando a dança clássica começou a desenvolver-se na corte do rei Luís XIV, em França. Naquela época, os bailarinos usavam sapatilhas com solas de couro que possibilitavam realizar movimentos mais precisos e elegantes. Estes sapatos eram exclusivamente utilizados por dançarinos profissionais em apresentações teatrais e eventos sociais.
Com o passar do tempo, as bailarinas começaram a chamar a atenção das mulheres da nobreza e da alta sociedade, que encantaram-se com a delicadeza desse tipo de calçado. A partir do século XVIII, as bailarinas foram adaptadas para uso quotidiano, ganhando popularidade como calçado confortável e elegante.