Aconteceu o desfile de haute couture outono-inverno 2024/2025 da Dior. Fiel ao seu compromisso de celebrar o trabalho das mulheres artistas, Maria Grazia Chiuri prossegue um diálogo a longo prazo com os grandes nomes da história da arte feminista, juntamente com as gerações mais jovens.
Em 2022, por ocasião da exposição retrospetiva dedicada a Faith Ringgold no New Museum de Nova York, a Diretora Criativa da Dior descobriu profunda e exaustivamente a obra da emblemática artista, cujo poderoso mundo ela já conhecia. As bases de um intercâmbio inventivo entre as duas mulheres foram assim lançadas e desenvolvidas até ao falecimento da artista afro-americana, em abril de 2024.
Paralelamente ao desfile Dior de outono 2024, apresentado em abril passado no Brooklyn Museum, em Nova Iorque, foi revelada uma antevisão da reinterpretação de Faith Ringgold da icónica Lady Dior, inspirada na sua peça Mama Can Sing, de 2004. A instalação concebida para o desfile de haute couture outono-inverno 2024/2025 da Dior, concebida em 2023 em colaboração com Faith Ringgold – e com os Ateliers Chanakya e a Escola de Artesanato Chanakya – perpetua estas ligações e afinidades únicas, reunindo a alta-costura e a cultura, na convergência da arte e do savoir-faire.
Fique também a conhecer a edição de junho da revista ACTIVA, com Sandra Faleiro na capa.