
A Primavera está quase aí, e de repente volta a dar-nos vontade de regressar aos vestidos. O que escolher depende de 3 fatores (além daquilo que estamos dispostas a gastar, que é logo o primeiro): forma de corpo, ocasião e estilo.
Forma: Atualmente só há um tipo de corpo que tem dificuldade em encontrar vestidos que sejam perfeitos para o seu corpo – as baixinhas. Um erro muito comum é escolherem um tamanho também curto, ou seja, acima do joelho. Tal como as calças corsário, são um ‘presente envenenado’ e só fazem com que se pareça ainda mais baixa. Enfim, a coisa resolve-se com uma bainha, mas é sempre incómodo. Quem é alta pode vestir o que quiser. Os formatos de ‘pêra’ ficam bem com um modelo de decote em V e tamanho pelo joelho.
Ocasião – Como nem sempre temos tempo para voltar a casa e mudar de roupa, uma boa ideia é ter sempre no carro, por exemplo, um blaser ou um casaco mais formal que transforme um vestido mais descontraído num look mais formal. Claro que há vestidos que não podem ser usados com blasers, mas os boho-chi ou os wrap são modelos versáteis que combinam bem com blasers ou blusões.
Estilo – Cada pessoa tem o seu estilo: há quem seja mais formal, quem adore o look descontraído e quem dependa do dia, do estado de espírito e da ocasião. Mas tal como os blasers, há vestidos que se podem transformar apenas com alguns acessórios bem escolhidos: uma écharpe, um colar ou uns brincos, uma mala diferente.

Este é um exemplo de modelo versátil: pode usá-lo no dia a dia com sapatos rasos ou alpercatas de tiras, e pode completá-lo com acessórios e sandálias de salto para uma ocasião mais formal. Nos dias mais frescos, complete com um blusão de cabedal justo, que contrasta com o look romântico do modelo. Pode ainda usar uma camisola por cima do vestido e transformá-lo numa saia. Como é justo na parte de cima e abre em baixo, é adequado a todos os tipos de corpo.

Um wrap dress é um clássico que faz sempre falta num guarda-roupa, porque tem imensas qualidades: é confortável, feminino, fácil de usar, fica bem a todas e nunca sai de moda. É o típico valor seguro. Se o tempo estiver mais frio, use com uma camisola de gola alta fina e botas de cano alto. Se o dia de primavera estiver mais quente. junte um casaco de malha mais leve e sandálias. Arrisque uma cor um pouco diferente para uma primavera vibrante.

Os vestidos de ganga voltaram em força na nova estação. Este é um modelo fluido, super-confortável e fresco, especial para os dias mais quentes e com uma vantagem preciosa quando se vai de férias: levam-se muito bem numa mala porque não amarrotam. Para um look mais casual, pode-se juntar uma t-shirt branca e ténis. E mesmo este tipo de modelo pode ser mais formal: experimente com um lenço ao pescoço e umas mules elegantes.