“Este ano a ciência tem sido obviamente fundamental e o facto de podermos estar aqui agora é graças à ciência”, explicou Joana Gonçalves de Sá, que recebeu o Prémio Activa Mulheres Inspiradoras na categoria Ciências, entregue a 27 de maio no Teatro Tivoli BBVA, com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat. “Acho que a maioria das pessoas que escolhem ser cientistas é porque encontram problemas e querem ajudar a resolvê-los, descobrir algo novo e encontrar uma forma de melhorar a vida”, começou. Depois de agradecer a todas as pessoas que trabalharam para que isto fosse possível, falou um pouco do que é ser cientista: “O caminho que nós cientistas encontramos para tentar que amanhã seja um bocadinho melhor é através desta ferramenta que nos deram, a capacidade de pensar, a capacidade de dar o nosso melhor no dia a dia, para nós, para todos. Há tantas formas de fazer ciência como pessoas, e quanto mais diversos formos, quanto mais a ciência for um espaço que aceita e acolhe os cientistas na sua diversidade, melhor a ciência vai ser. E eu estou muito grata por ser uma delas.”
Joana Gonçalves de Sá nasceu no Porto, licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico e, através do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina, desenvolveu a sua tese de doutoramento em Biologia de Sistemas na Universidade de Harvard, EUA. Recebeu em 2019 uma bolsa de 1.5M€ do European Research Council para estudar o papel dos enviesamentos do comportamento na partilha de “Fake News”.
Atualmente é Professora Convidada no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico-UL e Investigadora Principal no LIP onde coordena o grupo de investigação em Social Physics and Complexity – SPAC. Utiliza técnicas experimentais e computacionais (big data e sistemas da complexidade) no estudo do processo decisório, principalmente em política e saúde. Desde 2014, dirige o Programa de Doutoramento Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), no Instituto Gulbenkian de Ciência, com o objetivo de melhorar a ciência nos PALOP.
Os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020 contaram com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.