A 74.ª edição dos Prémios Emmy do Primetime celebrou, mais uma vez, os melhores programas de televisão no horário nobre nos Estados Unidos. Foi um evento glamuroso e muito marcado pelo girl power, sendo que várias mulheres saíram vitoriosas em categorias importantes. As vencedoras da noite inspiraram tanto pelas respetivas prestações como pelos discursos de aceitação em palco.
Zendaya
Melhor Atriz em Série de Drama
(“Euphoria”)
A atriz foi recebida em palco com muitos aplausos, uma vez que fez história ao tornar-se a primeira mulher negra galardoada com dois Emmys na categoria de Melhor Atriz em Série de Drama, bem como a pessoa mais jovem a receber a dupla distinção na história desta cerimónia de entrega de prémios.
No discurso de aceitação, mencionou as colegas nomeadas na mesma categoria, agradeceu ao elenco e à produção de “Euphoria”, bem como à Academia de Artes e Ciências da Televisão, aos amigos e familiares. Houve ainda tempo para dedicar uma mensagem os fãs que se reveem — ou reconhecem alguém que amam — na personagem Rue, uma adolescente viciada em drogas.
“Por fim, só queria dizer que o meu maior desejo para ‘Euphoria’ era que pudesse ajudar a curar as pessoas (…) Quero que saibam que sou muito grata pelas histórias de todos os que amaram uma Rue ou sentem que são a Rue. Carrego-as comigo e carrego-as com ela, portanto muito obrigada”.
Sheryl Lee Ralph
Melhor Atriz Secundária em Série de Comédia
(“Abbott Elementary”)
A atriz veterana ganhou, finalmente, o primeiro Emmy da carreira. Na opinião de muitos, fez o melhor discurso de aceitação da noite. Antes de falar, cantou a música “Endengered Species”, de Diana Ross, cuja letra é particularmente significativa: “Sou uma espécie em extinção, mas não canto a canção de uma vítima. Sou uma mulher, sou uma artista. E sei onde a minha voz pertence”.
A seguir, partilhou algumas palavras pessoais, inspiradoras e sentidas com o público.“Para qualquer pessoa que já teve um sonho e pensou que ele não iria realizar-se, estou aqui para dizer-vos que acreditar consiste nisto. O esforço consiste nisto e nunca, nunca desistam de vocês”.
Lizzo
Melhor Programa de Competição
(“Watch Out For The Big Grrrls”)
Esta vitória aproximou Lizzo do status EGOT, ou seja, a ter na prateleira (pelo menos) um Emmy, um Grammy, um Óscar e um Tony. Visivelmente emocionada, a cantora desabafou sobre os motivos que a levaram a criar o programa da Amazon Prime Video, em que procura um novo grupo de dançarinas de apoio.
“Quando eu era pequena, tudo o que queria era ver-me nos meios de comunicação. Uma pessoa gorda, negra e linda, como eu. Se eu pudesse recuar no tempo e dizer algo à Lizzo criança, seria: ‘Vais ver essa pessoa, mas terás de ser tu’“.