Desenha desde sempre, mas nunca imaginou que arte seria a sua vida. Descobriu a sua vocação aos 20 anos, quando foi trabalhar com o irmão, “mestre em criar revestimentos decorativos de parede”. Com ele aprendeu a não ter medo de trabalhos grandes e complexos e quando se sentiu preparada criou a sua própria marca – a Maruk Decor. Isso foi em 2019 e ainda em Vinnytsia, na Ucrânia. Maria Khmaruk, 37, veio para Portugal, para Minde, em março de 2022, para fugir à guerra. O marido já cá estava a trabalhar. “Conheci-o quando ele estava de férias na Ucrânia.” Casaram-se e tiveram um filho, hoje com 7 anos, a sua maior obra de arte, diz.
Maria garante que o melhor de Portugal são os portugueses. “Graças a isso a adaptação é muito fácil. As pessoas entendem-te mesmo que não consigas dizer uma palavra, estão sempre prontas a ajudar. Isso tem muito valor. Sonho que no meu país as pessoas também tratem as outras pessoas da mesma maneira.”
Em Portugal, a escultora continuou a trabalhar e a criar os seus painéis em gesso inspirados na natureza. Adora os processos criativos e quer que, através dos seus trabalhos, as pessoas consigam perceber o amor que tem à sua arte. Maria prepara-se para se mudar para uma oficina maior, onde pretende fazer uma exposição de painéis, amostras e produtos próprios, pois “todos os grandes trabalhos são, na sua maioria, em residências particulares”. Por agora pode encontrar o seu (lindo!) trabalho no Instagram (https://www.instagram.com/maruk_decor) e na CVInteriores, nos Açores.