Fez parte da elite das supermodelos, envolveu-se em projetos filantropos, é conhecida pela personalidade acutilante e pelo desfile que tantas mulheres já tentaram imitar. Naomi Campbell é uma mulher sem igual e está hoje de parabéns pelo seu 54º aniversário.
Nasceu a 22 de maio de 1970 em Londres, filha da bailarina jamaicana Valerie Morris-Campbell, nunca conheceu o pai biológico e estudou dança e teatro. Com apenas 15 anos foi descoberta por um caçador de talentos e assinou um contrato com a agência de modelos Synchro. Iniciou então uma carreira que a fez somar sucessos até alcançar a fama mundial.
Foi a primeira modelo negra a aparecer nas capas de muitas revistas ocidentais, como a edição francesa da Vogue, em dezembro de 1987, ou na Time de setembro de 1991. No final da década de 80 pertencia ao grupo das supermodelos, pisava as passarelas mais mediáticas, fotografava campanhas mundiais e representava as maiores marcas de luxo, como Versace, Ralph Lauren, Vivienne Westwood, Chanel e Yves Saint Laurent.
Mulher de sucessos, de um estilo irrepreensível e de uma beleza única, é também conhecida pela personalidade vincada que muitos consideram digna de uma diva. Lutou contra a adição de álcool e cocaína no final dos anos 90 e no início dos anos 2000 esteve envolvida em questões legais devido a agressões verbais e até físicas. Contudo, tem também um lado filantropo: em 2005 fundou a instituição de caridade Fashion for Relief, que até março deste ano teve o objetivo de angariar fundos destinados a vítimas de desastres globais e doenças potencialmente fatais. Em 2013 juntou-se a Iman para criar a Diversity Coalition que pretende sensibilizar para casos de racismo na indústria da moda.
Os relacionamentos de Naomi Campbell foram sempre mediáticos, tendo estado ligada a homens como Robert de Niro, Usher ou até mesmo Sean ‘Diddy’ Combs. Contudo, os seus grandes amores surgiram já após os 50 anos: em 2021 apresentou a filha e em 2023 anunciou o nascimento do filho. Discreta, mostra-se rendida às crianças e garante que ambos os meninos chegaram no momento certo. “Nunca é tarde para se ser mãe”, afirmou numa entrevista à revista Vogue, declarações que inspiraram mulheres que ainda têm esperança de descobrir a maternidade numa fase mais madura.