
Queridos pais,
Quando falamos em “famílias felizes” é inevitável não falar daqueles que são os principais protagonistas de uma família, de onde tudo começa, a raíz, a origem, o começo, o coração de uma família: o casal.
O que sente quando lê a frase: A felicidade individual e do casal está primeiro!
Há vários pensamentos e sentimentos possíveis:
. “que egoísmo!”
. “que estupidez!”
. “não me faz sentido!”
. “então e o meu filho?”
. “o que é isso de estar primeiro?”
Esta frase choca muito as pessoas. A tendência é pensarmos que os filhos passam logo para primeiro lugar. Depois vem o(a) companheiro(a) e em terceiro, com alguma sorte, nós, não é? Já pararam para pensar nisto?
Quem tem na vossa família o lugar de destaque, o papel principal?
Habitualmente, os filhos desempenham esse papel. E o mais engraçado (sem graça nenhuma) é que a sociedade nos faz pensar que é assim viver em família. #sóquenão!
Isto desgasta-nos e ainda destrói aos bocadinhos a relação que temos connosco, com o nosso filho e com o nosso companheiro.
Causa cansaço, pesa, fica a vida muito dura de se viver.
Devemos ter a certeza que nós estamos bem primeiro. Por favor, não me interpretem mal. Não é de todo minha ideia dizer para sermos todos muito egoístas e cada um só pensar em si.
Contudo, se por causa dos nossos filhos, deixamos de ir ao ginásio, sair com os amigos, jantar fora, ir ao cinema, fazer compras, ir ao cabeleireiro, namorar, sentarmo-nos lado a lado a ver um filme, deixarmos de andar de mão dada na rua, etc, e só os considerarmos a eles, chegará a altura em que já estamos esgotados, infelizes e perdidos na nossa identidade.
Deixámos de ser a “Carolina” e passámos a ser a “mãe do Manel”.
Entretanto, a nossa vida desmorona. Já não sabemos mais quem somos, recordamos com muitas saudades a vida antes do(s) filho(s) e passamos dias e dias sem sequer reparar no(a) nosso(a) companheiro(a).
A nossa felicidade é o mais importante, para que os nossos filhos sejam felizes também e equilibrados. Com uma família unida, onde o amor se sente. Para crescerem cheios de amor e lhes darmos o melhor exemplo possível.
Pela nossa família vale a pena tentar, mas especialmente por nós. Por nós próprios. Os filhos são só uma parte de nós e são fruto de um casal que se uniu e une. Os filhos são uma parte muito importante, mas são só uma parte. Nós somos o todo que sustenta as outras partes. Temos de estar bem e fortes.
Todas as crianças se adaptam seja ao que for, nunca se esqueçam disto.
Deixo um beijinho enorme e com todo o meu respeito,
Carolina <3