Já deu por si a pensar em como vai gerir o seu dinheiro em 2023… Não? Então está na hora de o fazer. Já todos sabemos que 2023 começou com mais aumentos nos preços, por isso é cada vez mais importante planear todos os nossos movimentos porque os impactos já são infelizmente recorrentes na carteira de muitos portugueses.
E porque reuni as minhas 10 regras de ouro, aquelas pelas quais me guio e me acompanham. Se as colocar em prática de forma consistente, tudo se torna mais simples.
Ora veja:
1- Organizar – esta é a palavra-chave no que diz respeito a dinheiro. Quanto maior for a organização, melhor é a gestão do seu dinheiro.
2 – Planear, planear, planear… e não fugir ao planeado!
3 – Definir objetivos financeiros. Sempre! Mesmo que sejam objetivos de reduzir em x% uma determinada despesa num determinado tempo. É importante começar já!
4 – Eliminar despesas desnecessárias… imediatamente! Sabe quais são os débitos diretos que tem na sua conta? Sabia que grande parte das pessoas não sabe os débitos diretos que tem e se os tem ativos ou anulados? Os débitos diretos representam uma despesa recorrente que devemos avaliar se não será nesta altura supérflua e se não podemos para já deixar de a ter.
5 – Respeitar SEMPRE os orçamentos. Os orçamentos podem e devem ser utilizados com recorrência. Orçamento para as suas despesas variáveis, fixas e pontuais, orçamento para as compras lá de casa, etc. Quanto mais delineados forem os seus gastos mais facilmente sabe onde e como gasta o seu dinheiro e mais facilmente consegue perceber onde pode eventualmente poupar.
6 – Nunca comprar por impulso – use estratégias para evitar este tipo de compra.
7 – Anotar todas as despesas… não se esqueça de nada. Ter tudo anotado é sinónimo de ter tudo organizado.
8 – Fazer sempre as suas contas. E não esquecer que mais barato não é sempre uma melhor opção. Analise bem o que está associado ao preço e compare sempre antes de decidir comprar, mesmo as compras para a casa, onde as marcas brancas nesta altura podem ser uma opção mais em conta.
9 – Criar um fundo de emergência. Ter um fundo de emergência é fundamental, porque nunca sabemos o dia de amanhã e se tiver a possibilidade de colocar um valor de parte todos os meses numa conta poupança, já é um começo para que se torne realidade.
10 – Conhecimento é poder. Procure saber mais sobre a área financeira porque saber mais sobre Finanças Pessoais só a vai ajudar no presente e futuro a saber gerir melhor o seu dinheiro e a tomar as decisões de forma mais informada, acertada e consciente.
Tomou nota? Então ponha em prática estas regras para que o seu 2023 seja mais organizado e controlado.
Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em:
Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira
Site: https://www.carinameireles.pt
Blog: https:// www.millaefamilia.pt