O ano de 2024 marcará o 60.º aniversário do Calendário Pirelli e, também, a sua 50.ª edição. A responsabilidade de assinalar estes marcos ficou a cargo do artista visual ganês Prince Gyasi, que apresentou “TIMELESS” em Londres. Um trabalho que celebra todas as pessoas que deixam a sua marca e inspiram as gerações futuras.
Conhecido por usar as cores como elemento fundamental do seu trabalho, desta vez não podia ser diferente. O resultado é uma realidade hipercolorida, que reflete como Gyasi experiencia o mundo enquanto sinestésico, criando uma interação não convencional entre os sentidos, como se pudesse “sentir o gosto” de uma forma ou “ouvir” uma cor.
Autodidata, o fotógrafo associa palavras, coisas e até os dias da semana a cores, e considera o seu trabalho uma “terapia cromática”. Aliás, acredita que as cores podem ter um efeito positivo na saúde mental e na felicidade das pessoas.
O elenco desta edição conta com um elenco ímpar, incluindo a supermodelo Naomi Campbell, que surge no calendário com o adjetivo time stopper (quem para o tempo). O escritor, realizador e produtor Jeymes Samuel é visionary (visionário); a atriz americana Angela Basset é altruistic (altruísta); a escritora Margot Lee Shetterly e a poeta Amanda Gorman são the blueprint (o plano, projeto ou ponto de partida); e o ator, realizador, DJ e produtor Idris Elba é man of Honour (homem de honra).
De destacar a participação da Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II, rei do histórico Império Ashanti da África Ocidental, e da sua delegação real, fotografados no Palácio Manhyia com o título royalty (realeza).
Esta produção teve duas casas: Londres, por uma questão prática de logística, e o Gana, para representar a cultura e os recursos naturais do país natal do artista. Os cenários foram estrategicamente elaborados para retratar a consistência necessária para chegarmos onde pretendemos. Com este calendário, o principal objetivo de Prince Gyasi é incentivar as pessoas, principalmente os jovens, a aprender, criar e, por sua vez, inspirar.