Fomos educadas para acreditar que seria possível trabalhar e desenvolver carreira sempre na mesma empresa, ou com a mesma ocupação. Acreditámos durante muito tempo que encontraríamos a estabilidade dessa forma, muito provavelmente devido aos medos dos nossos educadores, pais e família. Priorizar a estabilidade, em detrimento da felicidade. Nada mais errado! Mas muito certo para muitas pessoas, ao longo de anos e anos.
Felizmente, do meu ponto de vista, essa realidade está a mudar. E digo “felizmente”, porque o mercado está a dar-nos a oportunidade de sermos realmente felizes nas nossas realidades profissionais. O mercado está “instável” (se assim lhe quisermos chamar) e a ideia de que existem empregos para sempre simplesmente deixou de existir. Ou evoluímos no que diz respeito a conhecimentos técnicos e a características comportamentais (as chamadas “soft skills”), ou podemos repensar o nosso posicionamento no mercado profissional.
E ainda bem que assim o é, porque este contexto obriga-nos a sair da zona de conforto, a aprender mais, a desafiar os nossos medos e, acima de tudo, a tornar as nossas “inseguranças” em seguranças, algo que nunca imaginámos ser possível. A isto chama-se evolução!
Até há bem pouco tempo, a nossa estabilidade não dependia só de nós. Dependia muito dos nossos líderes (ou chefes) e das empresas para quem trabalhávamos. Dependia também de clientes e do limitado conhecimento que tínhamos sobre eles. Agora? Gostava que acreditasse que tudo depende de si e da atitude com que decide enfrentar esta nova realidade.
Diariamente surgem novas formas que nos ajudam a melhor conhecermos os nossos clientes, parceiros, fornecedores e colegas. Só não os servimos melhor se não quisermos! Também diariamente surgem novas formas de aprendizagem. Só não desenvolvemos o nosso conhecimento e as nossas aptidões se não quisermos! E se acreditarmos na célebre desculpa “eu não tenho tempo para aprender algo novo”…
Crescemos na dimensão do nosso conhecimento, quando o colocamos em prática. Por isso, costumo dizer que o nosso maior investimento é em nós mesmas, numa aprendizagem constante. Se estivermos sempre nesta energia que envolve um mix entre humildade e proatividade, acredite que a sua estabilidade só depende de si, e não de terceiros elementos na equação que é a sua vida e a sua carreira.
Gostava que visse comigo este “copo meio cheio” e que olhasse para o seu futuro e para a sua carreira com a convicção de que sim, é possível mudar, e é possível ser-se feliz em cima de uma instabilidade que veio para ficar. E ainda bem.
O que lhe parece esta ideia?
Obrigada pela confiança!
Próximos eventos e formações:
- Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, de 29 de Outubro a 3 de Novembro, Lisboa.
- E-book “A tua melhor versão em 10 passos”, link disponível nas redes sociais de Mafalda Almeida