Quando todos têm os mesmos pensamentos e crenças, é mais fácil para nós sentirmo-nos seguros e pensar da mesma forma. O sentimento de pertença fica assim reforçado, sentimos que somos parte de alguma coisa. Sentimos proteção. Sentimos que nos entendem e que somos aceites. É natural no ser humano, porque se trata de uma necessidade de sobrevivência.
Ora, a chamada “mentalidade de bando” surge exatamente no seguimento desta nossa necessidade de sermos aceites, sem julgamentos. Trata-se do tão popular “passar pelos pingos da chuva”, para evitar conflitos, julgamentos. E como consequência… evitar o sucesso.
Sim, porque muitas vezes o sucesso passa por sermos diferentes, ou pelo menos por assumir “publicamente” (perante o “bando”) que somos diferentes. Que pensamos diferente, ou pelo menos que temos a coragem de mostrar que tomámos a decisão de orar a nossa essência, e a nossa diferença. E isso, como sabemos, não é fácil atualmente.
Será que esta atitude funciona em contexto profissional? Sim, em todas as vertentes. Se trabalharmos por conta de outrem, acredito que tenhamos a ganhar quando temos a coragem de mostrar quem realmente somos, o nosso potencial, a nossa forma de pensar e de fazer. Os nossos valores, aquilo em que acreditamos. O que nos define.
Se, por outro lado, somos empresários ou empreendedores, resulta de igual forma. São raras as pessoas que não contratam produtos ou serviços de alguém que não usa máscaras. A autenticidade “vende”. Cada vez mais. Vamos mesmo gastar dinheiro a comprar soluções falsas?
Acredito nas empresas e nas sociedades que valorizam atitudes e os produtos diferentes e autênticos. E sei bem que infelizmente a realidade (ainda) não é essa. Mas tenho fé. Represento essa fé.
Vivemos em preconceito, porque isso dá-nos segurança. Tudo aquilo que foge ao normal é julgado porque é estranho e porque nos coloca em causa. Pensar igual, fazer igual, viver igual. Tudo isto não passa de crenças vazias.
Queremos mesmo terminar a nossa vida com a certeza que foi igual à vida de tantas outras pessoas? Queremos deixar um legado ou uma herança? Pense nisto.
E conte-me tudo, estou por aqui.
Próximas iniciativas a acontecer:
- Mentoria para empreendedores Rise Your Business, a iniciar dia 01.10.2023 (duração de 5
meses) - EmpowHer Talks, 01.10.2023, Porto, Bilhetes à venda
- Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, início a 27 de Outubro de 2023
- Rise and Shine, Casino Estoril, 13 de Janeiro de 2024. Bilhetes à venda na Ticketline.