Por mais que possamos ouvir dizer que é possível separar a vida pessoal da vida profissional, eu ainda não consigo acreditar nesta ideia.
Acredito que vivemos uma vida só, onde devemos conseguir lidar com esses dois âmbitos da melhor forma. A verdade é que, muitas vezes, se passamos por uma fase desafiante no nosso emprego, isso afeta a realidade pessoal e familiar. E vice-versa.
Desta forma, é fundamental que tenhamos em conta três considerações:
-
Uma melhor comunicação nas duas realidades, tanto connosco como com as pessoas com quem lidamos em ambos os contextos. No emprego, tanto com superiores como com colegas, clientes, fornecedores. Acredito profundamente que uma comunicação mais frequente e consciente resolveria muitos dos conflitos que se criam nas nossas vidas. Tanto entre famílias, como no seio de empresas e equipas.
-
Um elevado grau de autoconhecimento, dado que muitas vezes não somos felizes e não nos sentimos realizadas quando os nossos valores individuais entram em conflito (ou em não concordância) com os valores da empresa para a qual trabalhamos, ou com os valores das pessoas com as quais mais convivemos no âmbito pessoal. Será que alguma vez já pensou nisto?
-
Neste seguimento, um “egoísmo saudável” no que toca a termos a capacidade de nos colocarmos em primeiro lugar, considerando e priorizando aquilo que realmente queremos para nós. Será que seguimos uma profissão que alguém escolheu para nós? Ou será que o nosso contexto profissional é mesmo a nossa preferência? E será que honramos as nossas ambições e sonhos no âmbito pessoal?
A verdade é que, muitas vezes, permitimos que a vida nos leve, em vez de sermos nós a “levar a vida” e a escrevermos a nossa história. O nosso “destino” é fruto das decisões que tomamos diariamente. Por isso, gostaria de apelar à sua capacidade de decisão, tendo em conta realmente o que deseja para si, com base numa comunicação clara, simples. Com base num esforço que deverá fazer para se conhecer melhor e para escutar realmente o que a sua voz interior lhe diz. E por fim, colocando como prioridade a vida que realmente deseja viver.
Se é fácil? Pode não ser. Mas só assim conseguimos construir uma vida feliz.
Concorda comigo?
Conte-me tudo, estou por aqui!
Próximas iniciativas a acontecer:
-
Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, início a 27 de Outubro de 2023
-
Rise and Shine, Casino Estoril, 13 de Janeiro de 2024. Bilhetes à venda na Ticketline.