Já todos ouvimos uma ou outra vez um conselho, cheio de boas intenções, que nem sempre faz sentido e que até pode ter vindo de um amigo, de um familiar, de um chefe ou de um professor. Faça uma lista dos pequenos preconceitos e conselhos populares que nos acompanham no dia-a-dia, e vai ficar admirada com a quantidade de falsidades que tomamos como verdadeiras.
. Se ler nos transportes pode ter um descolamento de retina
Falso. O mais comum, se a viagem for turbulenta, é que fique mal disposta. Se andar de transportes públicos e costumar levar um livro para se entreter, continue a fazê-lo porque ler no autocarro, metro ou comboio não faz com que tenha um descolamento da retina. Quando o carro salta, pode haver uma perturbação da leitura e um esforço exagerado dos olhos para conseguir ler. Nesse caso, diz a médica Alexandra Duarte, da Clínica da Criança, “o mais provável é que fique com dores de cabeça e nauseada”.
A retina é uma membrana na parte de trás do olho que foca as imagens, e há descolamento da retina quando a retina se separa do fundo do olho e a focalização das imagens não se dá. Isso poderá acontecer em pessoas com determinadas patologias, como, por exemplo, os diabéticos, hipertensos, e em quem tenho doenças dos olhos, mas não por estar a ler no autocarro.
Andar descalço dá origem a constipações
Falso. Se as suas defesas estiverem diminuídas é natural que, com o frio que se apanha nos pés, as pessoas se possam vir a ressentir, mas se estiver bem de saúde não é por andar descalço que vaia apanhar uma constipação. O que deve fazer é: se começar a sentir frio nos pés calce-se, mas isso é mais por se sentir desconfortável não é com medo por apanhar uma constipação.
Se for para a cama com o cabelo molhado acorda com paralisia facial
Não é muito comum que isso aconteça. Não convém é deitar-se com o cabelo molhado porque é desconfortável e a humidade pode provocar alguns problemas a nível muscular porque o frio no pescoço faz com que haja uma contracção muscular. Normalmente, a paralisia fácil é viral ou por grandes mudanças de temperatura repentinas.
Só pode tomar banho três horas depois de comer
Depende da quantidade de alimentos que ingeriu, da sua constituição física e ao fim de quanto tempo é que as pessoas vão tomar banho. O que acontece na digestão é que há uma chamada de sangue ao estâmago, que está a ‘trabalhar’ com afinco. O sangue que está espalhado pelo corpo concentra-se um pouco mais naquele órgão e portanto circula menos no resto do corpo.
Se comer pouco, não tem problema em ir tomar banho em seguida, mas se comer uma feijoada não vai tomar banho na praia. Como é uma comida muito difícil de digerir (como é também o polvo, por exemplo) há uma grande chamada de sangue ao estômago e se for para dentro da água fria, pode ter uma paragem de digestão e morrer.
Caso tenha ingerido uma sanduíche e bebido um sumo, não há problema de ir tomar banho, ou se comer um bife muito pequenino e meia dúzia de batatas fritas, também pode ir tomar banho, mas convém ser imediatamente, antes da digestão se iniciar. Logo a seguir não faz mal nenhum, porque não há uma menor circulação de sangue no resto do organismo.
Se almoçar bem e ao fim de uma hora decide ir tomar banho é capaz de se sentir mal. Se começar a sentir uma ‘impressão’ no estômago deve sair imediatamente de dentro de água.
Laranja de manhã é oiro, à tarde é prata e à noite mata
Depende. Na realidade, há pessoas que se comerem uma laranja à noite se sentem mal dispostas. Mas isso é porque este fruto não é um alimento de digestão fácil, é ácido.
Quando nós estamos activos durante o dia a digestão vai-se fazendo bem e depressa mas à noite, estamos mais parados é mais lenta e difícil.
Cortar as unhas depois de comer faz mal
Falso. Não faz mal nenhum, a unha até é uma coisa morta! Pode cortar à vontade. Vá à sua pedicura à seguir ai almoço sem qualquer constrangimento.
Pode apanhar doenças nas casas de banho públicas
Depende. Se a pessoa se sentar na sanita quando vai urinar ou evacuar pode apanhar alguma doença porque as sanitas costumam estar muito sujas e não sabemos quem lá esteve antes. Portanto, evite sentar-se (pode ‘forrar’ com papel higiénico se não consegue MESMO evitar) porque senão pode apanhar, infecções ginecológicas essencialmente.
Caso a pessoa não se sente, não haja contacto com a pele e a sanita, então não há perigo nenhum. Os bichos não saltam!
Deve eliminar TODAS as gorduras da sua alimentação
Falso. Isso é coisa do passado! Há uns anos atrás foi-nos dito que a gordura era a má da fita, a única culpada da obesidade, do colesterol alto e das mais variadas doenças cardiovasculares, devendo por isso ser completamente eliminada da nossa alimentação. Mas hoje já não se pensa assim, e estudos concluíram que nem todas as gorduras são más. O que é preciso é evitar a todo o custo as gorduras saturadas e trans.
De acordo com o nutricionista Humberto Barbosa a verdade é que todos os ingredientes são essenciais para uma dieta equilibrada, desde as proteínas, às gorduras e aos hidratos de carbono. O importante, é fazer uma alimentação saudável, com boa qualidade e sem exagerar na quantidade.
Beber água nunca é demais
Falso. Tudo o que é demais faz mal. Até a coisa mais saudável consumida em excesso pode resultar em problemas, por isso o grande lema é: conta, peso e medida. Quantidades excessivas de água podem sobrecarregar os rins e dificultar a fixação de alguns sais minerais importantes para o organismo. Apesar de as necessidades individuais poderem variar, beber em média cerca de oito copos de água por dia é geralmente o suficiente para a maior parte das pessoas.
O exercício físico deve ser feito pela manhã porque se perde mais calorias
Depende. Se for uma pessoa madrugadora, o facto de fazer o seu coração acelerar logo pela fresquinha vai realmente ajudar a queimar essas calorias extra. Se, por outro lado, gosta de se levantar tarde e é muito lenta de manhã, vai acabar por não fazer os exercícios com o ritmo aconselhável e mesmo que o corpo fique a ganhar com o movimento, não vai alcançar os efeitos desejados.
Said Sobrinho, do ginásio Holmes Place, Quinta da Fonte, lembra que o próprio stresse matinal de pessoas madrugadoras, muito enérgicas e ocupadas já serve para queimar algumas calorias armazenadas.
Para ter as gengivas sãs deve bochechar diariamente com elixires
Depende. Mais uma vez o segredo está no bom senso. Quando existem mesmo problemas, deve ser o médico dentista a aconselhar o produto que vai usar e durante quanto tempo. Se usar produtos de tratamento como regra, ou qualquer outro elixir com doses elevadas de álcool, a gengiva pode ser agredida. O álcool pode secar os tecidos e torná-los mais sensíveis e propensos a ter problemas.
Se tiver relações sexuais durante o período que não se engravida
Depende. Se a mulher estiver realmente menstruada, e não apenas com uma perda de sangue ou corrimento derivado de qualquer outro problema, não há pânico de ficar grávida. No entanto, a ginecologista Maria do Céu Santo alerta para o perigo aumentado da transmissão de infecções, pelo que é muito importante usar sempre o preservativo.
Beba um copo de leite morno e vai dormir como um bebé
Pois que neste caso é mesmo verdade, dizem os especialistas do sono. Beber um copo de leite antes de dormir cumpre uma das regras básicas da higiene do sono, que diz que o jantar deve ser leve, mas que se deve comer qualquer coisa antes de dormir. Além de tudo, o leite contém um aminoácido, o triptofano, que actua no mecanismo regulador do sono. Há quem diga que este aminoácido não existe em quantidade suficiente no leite para fazer um efeito real sobre o sono, mas a directora da Clínica do Sono, Pilar Rente, considera benéfico beber um copo de leite antes de dormir: além do conforto físico que o alimento transmite, a sensação de bem-estar também ajuda a descontrair.
As correntes de ar causam pontadas
Verdade. Porque a corrente de ar ao bater no nosso corpo provoca uma contracção a nível muscular, especialmente se for frio. E o músculo reage provocando uma dor, a dita pontada. Não quer dizer que dê sempre, mas não convém estar nas correntes de ar. Aí pode é constipar-se, porque a variação de temperatura pode provocar uma diminuição da defesa do organismo e provocar uma constipação.
Por outro lado, se for no auto-estrada, com o braço de fora e a temperatura estiver baixa por provocar dores musculares no braço.
Se viajar durante algum tempo, em velocidade, com o aquecimento ligado e a janela aberta, a diferença de temperaturas pode até provocar paralisia facial, porque o interior do seu carro está quente mas o vento frio bate na região da face, a uma força constante, na zona do nervo facial.
Agradecimentos aos médicos: Alexandra Duarte, Clínica da Crianças; Miguel Stanley, WHITE Life Design ; Pilar Rente, Clínica do Sono; Maria do Céu Santo, Clínica Dr. Avelar; Humberto Barbosa, Clínica Persona; ao psicólogo Nuno Nodin (Psicologia);e a Said Sobrinho, Holmes Place.