Os brócolos são um dos vegetais mais ricos em nutrientes benéficos para a saúde. Para além do cálcio e magnésio, são ricos em vitamina C, A e B6. Mas também contêm substâncias benéficas na prevenção do cancro.
Cozinhá-los de maneira errada pode retirar-lhes estes nutrientes protetores, sobretudo se cozer os brócolos em água a ferver, como descobriu uma equipa de investigadores da Universidade de Illinois, que apresentou os resultados deste seu estudo na conferência anual do Instituto Americano para a Pesquisa do Cancro. A melhor maneira de os preparar é coze-los ao vapor por três ou quatro minutos, até ficarem com um tom verde vivo. Os investigadores descobriram que somente um minuto de cozedura no micro-ondas ou água a ferver pode eliminar a mirosinase presente nos brócolos. Esta enzima é necessária para a formação de sulforafano, um composto natural presente em alguns vegetais e que tem uma ação anticancerígena.
Os cientistas descobriram, no entanto, que se combinarmos os brócolos cozidos em água a ferver ou no micro-ondas com vegetais crus ricos em mirosinase, como rabanete ou repolho, o sulforafano pode formar-se ainda assim.
“A ciência do processamento alimentar tem-se concentrado em melhorar o sabor dos alimentos, a sua estética visual e a sua segurança microbiológica. Agora, a nossa tarefa é ir mais além, a maneira como os bioativos – os nutrientes que ajudam a combater o cancro – chegam intactos ao nosso organismo”, frisou a Doutora Elizabeth Jeffery, uma das investigadoras desta descoberta.