O ioga funciona como uma terapia física para aliviar as dores nas costas, diz um estudo feito na Annals of Internal Medicine, nos Estados Unidos.
A investigação incluiu 320 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos com dor lombar moderada e persistente. Os investigadores atribuíram-lhes 12 sessões semanais com um instrutor de ioga ou 15 sessões de fisioterapia durante 12 semanas ou formação com um livro e boletins periódicos sobre terapias para dores de costas. A intensidade e o nível de incapacidade provocada pelas dores foi medido através de questionários.
Metade dos participantes, quer do grupo de ioga, quer do grupo de fisioterapia, conseguiram reduzir o grau de incapacidade e de dor e, a outra metade, reduziu o uso de medicação. Quem fez parte do grupo de formação, não se saiu tão bem. Apenas um quinto do grupo conseguiu melhorar a sua condição física, 14% ficou mais aliviado e 25% reduziu a medicação para as dores.
O ioga foi aparentemente a opção favorita dos participantes, mais concretamente, os que deixaram o estudo e que faziam parte dos grupos de fisioterapia e de formação. Os investigadores controlaram os partipantes por raça, idade, salário, índice de massa corporal, medicação e outras variantes.
“Recomendaria o ioga aos meus amigos para aliviarem as dores nas costas. É uma modalidade rentável que pode ser feita em casa ou em aulas de grupo, onde há apoio social, e é também benéfico para a saúde mental”, afirma Janice Weinberg, professora de Bioestatística na Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, ao New York Times.