Ao contrário de muitas grávidas famosas, Jessica Simpson não tem a pretensão de fazer a experiência parecer perfeita na terceira gestação.
Depois de confessar que mal pode esperar “para voltar a ter uma cintura e não gingar em 2019” e de se mostrar num dia de enjoos em publicações no Instagram, a empresária voltou à rede social para pedir ajuda aos seus mais de quatro milhões de seguidores com um problema que afeta muitas gestantes: os tornozelos e pés inchados. Simpson partilhou uma fotografia que mostrava o seu estado, tendo pedido conselhos. “Alguns remédios?” começou por perguntar. “Ajudem!” exclamou.
O post teve uma grande repercussão online. Tanta que, recentemente, Simpson fez um novo post sobre o assunto. Desta feita, revelou que encontrou uma solução que funciona no seu caso: a ventosaterapia.
O inchaço na gravidez é uma situação normal devido ao aumento da produção hormonal e do maior volume de sangue em circulação. Contudo, este sintoma, que afeta principalmente as mulheres no terceiro trimestre de gestação, pode ser incómodo. Para entendermos melhor como a ventosaterapia pode ajudar, estivemos à conversa com o terapeuta Pedro Corrêa*.
Para começar, o que é a medicina tradicional chinesa?
A Medicina Tradicional Chinesa é um sistema de cuidados de saúde, que engloba várias terapêuticas, tais como a Acupunctura, Massagem TuiNa, Fitoterapia e Dietética. Estas podem ser utilizadas individualmente ou combinadas, de acordo com a avaliação realizada pelo Especialista. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, esta prática milenar baseia-se na ativação dos mecanismos naturais de regeneração e tratamento, inatos ao nosso corpo. Assim, é eficaz no tratamento de patologias agudas e crónicas, nomeadamente lesões musculoesqueléticas, ansiedade, insónia, patologias digestivas, entre outras.
E, mais especificamente, em que consiste a ventosaterapia?
A ventosaterapia é um ramo da medicina tradicional chinesa. O processo passa por aplicar pequenos copos circulares na pele, através de – ou aquecimento do copo com uma chama, ou através de uma pequena pistola para retirar o ar – de forma a criar sucção na superfície da pele.
O nível de sucção é controlado pelo terapeuta, de forma a não causar dor, mas sim alguma pressão. Existem diferentes técnicas, como por exemplo a ventosa fixa, que fica no corpo durante alguns minutos, ou a ventosa móvel, aplicada juntamente com óleo, para poder ser deslizada ao longo da área a tratar (muito usada no caso da celulite)
Quais são os principais benefícios?
Os principais benefícios incluem o aumento da circulação sanguínea local, a eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho, relaxa e acalma o corpo e a mente. É também uma técnica muito procurada por atletas, para o alívio de dores musculares pós treino e até mesmo como prevenção de lesões.
Como é que esta técnica pode ajudar a aliviar o inchaço na gravidez?
Visto que o principal efeito é o aumento da circulação sanguínea, acaba também por aliviar inchaço nas pernas e braços, e é um bom complemento no tratamento da celulite, Isto porque auxilia o corpo na metabolização e drenagem dos líquidos orgânicos.
Os pacientes ficam com marcas vermelhas no corpo. Quanto tempo duram?
As marcas vermelhas dependem sempre de como se encontra a circulação sanguínea de cada pessoa. Se a circulação está mais comprometida, acaba por ter marcas mais escuras, que levam cerca de 7 a 10 dias a passar. Se a circulação está normalizada, ficam apenas uns pequenos círculos vermelhos, que desaparecem em 2/3 dias.
*Para mais informações ou marcar consultas: Facebook | Instagram