Se é fã de correr na rua, provavelmente já se deparou com vários problemas, sendo um dos maiores a meteorologia. Quer esteja a chover intensamente ou um calor insuportável que torna quase impossível respirar, vários são os obstáculos causados por este fator externo.
Neste sentido, a revista Shape reuniu seis situações em que correr na passadeira, dentro de casa ou de um ginásio, é melhor do que dar um passeio até à rua. Confira-as:
1 – Quando está demasiado calor
Antes de ir dar uma corrida, saia à rua por breves momentos. “Se dentro de dez minutos de corrida, sentir que está a esforçar-se mais do que o usual, se sentir pesada ou algo fria ou húmida, volte para dentro“, aconselha David Siik, co-fundador da Precision Run.
2 – Quando está a recuperar de uma lesão
A superfície mais lisa da passadeira – em comparação com os pisos das ruas -, faz com que faça menos pressão nas suas articulações, facilitando a recuperação. Além disso, não termos de nos desviar de pessoas, árvores, ou qualquer obstáculo torna também o exercício mais linear e com menor probabilidade de se magoar.
3 – Quando precisa de uma “ajuda” para manter a motivação
Enquanto que, na rua, quando faz uma pausa na corrida, é fácil que reduza demasiado o ritmo da caminhada, na passadeira é você que decide a velocidade. E isto significa que, quando fizer uma pausa, pode definir a velocidade a que quer andar, sem correr o risco de abrandar demasiado.
4 – Quando vive numa zona muito plana
Se não existem montes ou ruas com maior inclinação perto do local onde mora e procura um pouco mais de “dificuldade” na corrida, a passadeira é ideal. Nela, pode escolher a inclinação e ritmo a que quer correr, consoante os seus objetivos.
5 – Quando quer proteger a sua pele
A exposição a condições atmosféricas adversas – desde demasiado calor a demasiado frio ou humidade – ou mesmo à poluição, pode afetar não só o seu corpo, como a sua pele. E se esta é uma preocupação para si, correr dentro de um espaço fechado pode ser uma boa solução.
6 – Quando já não corre há algum tempo
Se quer regressar às corridas, após um período de pausa, é benéfico fazê-lo na passadeira de um ginásio ou de um outro local em que exista algum especialista capaz de lhe dar conselhos acerca da melhor forma de reiniciar a atividade física.
Veja também: Khloé Kardashian mostra rotina de exercícios