![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/04/apple-4494672_1920-1600x1067.jpg)
No que toca a idas ao supermercado, a primeira questão a fazer, numa altura como estas é: temos mesmo de lá ir? É uma verdadeira necessidade ou pode esperar? Jaimie Meyer, médica da Yale Medicine, especialista em doenças infecciosas, diz à Health que o melhor é considerar todas as opções que não incluam uma ida física à loja, como por exemplo, as encomendas online.
Ainda assim, se for realmente necessária a ida à superfície comercial, o melhor é mesmo jogar pelo seguro. A médica aconselha a que use desinfetante de mãos assim que sair do supermercado, e antes de tocar em qualquer coisa, e, quando chegar a casa, que lave bem as mãos.
E a desinfeção dos produtos em si?
A enfermeira Lauren Bryan diz à publicação que, embora não seja absolutamente necessário, se quisermos ter todas as precauções, podemos limpar todos os produtos que venham em embalagens com uma toalhita desinfetante. No que toca a mudar os próprios produtos de recipiente, Bryan diz aconselha a que o faça somente se essa já fosse uma prática comum em casa.
“Por favor não esfreguem a fruta com desinfetante. Se o fizerem, há uma grande chance de ficarem doentes por ingestão de químicos e não pela COVID.19”, afirma Meyer. Conclusão, lavar bem todos os produtos e, sempre que for o caso, tirar-lhes a casca é aconselhado – mas com água corrente, não produtos de limpeza. Por fim, após ter arrumado os produtos, é aconselhado que limpe e desinfete as bancadas.
A americana Food and Drug Administration diz ainda que, se ficar preocupado com a contaminação das mãos, após mexer nos produtos de supermercado, “lave as mãos após mexer nas embalagens, após remover a comida das embalagens, antes de preparar as refeições e antes de comer“.