Criado por pacientes para pacientes, o Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro, pretende aumentar a consciencialização e compreensão sobre a patologia. Um tema que em 2020 assume particular relevância, já que o mote do ano associado à patologia é “Estar Informado”.
De facto, estudos realizados na área revelam que 77% das pessoas que vivem com psoríase já experienciaram algum tipo de estigma, fazendo com que o impacto da doença vá muito além dos seus sintomas físicos, afetando a saúde mental e o bem-estar emocional dos pacientes.
Esta que é a doença autoimune com maior prevalência em todo o mundo carateriza-se por uma aceleração do processo de regeneração da pele que pode provocar grandes manchas, descamações e erupções em várias áreas. O papel dos cuidados tópicos adequados torna-se, por isso, crucial na gestão da psoríase.
“As pessoas afetadas pela psoríase enfrentam vários desafios – não apenas a nível físico, mas também social, emocional e financeiro. CeraVe está empenhada em homenagear o Dia Mundial da Psoríase, encarando-o como uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre o efeito que esta condição debilitante tem nas suas vidas. É com muito orgulho que percebemos que os nossos produtos, que são desenvolvidos com dermatologistas, são acessíveis para tantas pessoas em todo o mundo”, afirma.
Penelope Giraud, General Manager da CeraVe Global
Mais do que uma condição física
As taxas de depressão e ansiedade associadas à pressão social são uma realidade comum para quem vive com psoríase. Quase 60% dos pacientes revela mesmo que a doença é um grande problema no seu dia-a-dia, consequência que se explica pelas manifestações físicas muito visíveis em diferentes partes do corpo: manchas vermelhas ou acinzentadas, escamosas e com crostas.
O resultado é uma maior vulnerabilidade a uma série de desafios mentais e emocionais, relações afetadas em casa e no trabalho, exclusão social, descriminação e estigma. A informação como ferramenta, como sugere o mote de 2020 do Dia Mundial da Psoríase, pode contribuir para mudar este cenário.
Uma abordagem alternativa
As propriedades hidratantes, esfoliantes e calmantes dos produtos SA Antirrugosidades de CeraVe tornam-nos adequados a pessoas com tendência a psoríase. Os testes em consumidores revelaram ainda que ambos os produtos (limpeza e hidratação) melhoraram a qualidade geral da pele, ajudando a minimizar a sua secura e descamação, com uma ação suavizante.