Um estudo publicado no final de fevereiro expõe em números e proporções as principais condições que levam à hospitalização de pessoas que foram infetadas pela COVID-19.
A pesquisa, publicada em fevereiro na revista científica “Journal of the American Heart Association”, concluiu que os internamentos de adultos que contraíram a doença estão relacionados com quatro condições pré-existentes: obesidade, hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca.
Um hospital que teve cerca de 906.849 internamentos de adultos por COVID-19 em 18 de novembro de 2020, apresentou os seguintes dados sobre as hospitalizações:
- 30% (274.322) foram atribuídos à obesidade;
- 26% (237.738) foram atribuídos à hipertensão;
- 21% (185.678) foram atribuídos ao diabetes;
- 12% (106,139) foram atribuídos à insuficiência cardíaca.
De acordo com os cientistas, mais de metade dos internamentos (64%) poderiam ter sido evitados na ausência das doenças acima mencionadas. Para além disso, sublinham que os casos se tornam cada vez mais graves, porque muitos pacientes não apresentam apenas uma das condições pré-existentes, mas duas ou mais. Como tal, afirmam que os médicos devem educar os pacientes que podem estar em risco de desenvolver um quadro clínico grace, caso sejam infetados, e promover medidas preventivas de estilo de vida, como melhorar a alimentação e praticar exercício físico, para melhorar a saúde cardiometabólica em geral.