Alguma vez ouviu falar em pompoarismo? Trata-se de um conjunto de técnicas de fortalecimento e controlo dos músculos da vagina recomendado por ginecologistas que não só torna o sexo mais prazeroso, mas também previne a incontinência urinária e o prolapso urogenital.
Essa técnica milenar, criada na Índia e aperfeiçoada no Japão e na Tailândia, ganhou força no Ocidente na década de 1950, graças ao médico norte-americano Arnold Kegel – é por isso que os exercícios pélvicos são conhecidos como exercícios de Kegel. Segundo a instrutora Maria Marconete Cardoso, em declarações ao site da revista brasileira Superinteressante, “pompoar” significa “sugar o pénis” em tailandês e esta prática é mais indicada a partir dos 18 anos, quando a elasticidade da musculatura vaginal começa a diminuir.
O pompoarismo também pode ser uma arma contra violadores. Uma mulher bem treinada consegue bloquear a entrada da vagina e até mesmo fraturar o pénis. Mas atenção: esta técnica deve ser praticada sob a orientação de um profissional. Treinar sozinha, mesmo com um kit apropriado, pode lesionar músculos.
Iniciantes
De acordo com Maria Marconete Cardoso, nas primeiras vezes, não há penetração. A mulher fica sentada, a contrai e relaxar os músculos internos da vagina rapidamente, como se estivesse a suster a urina. Com alguma prática, poderá aumentar a força e duração das contrações. Estes exercícios podem ser feitos diariamente.
Nível intermediário
Para adquirir força, os exercícios são feitos com pesos de 20 a 70 g, inseridos a profundidades diferentes – dependendo do tamanho do canal vaginal. O passo seguinte é melhorar a coordenação motora. Para isso, é preciso contrair bolinhas presas por um cordão na entrada, no meio e no fundo da vagina.
Nível avançado
Aqui, entra em cena um vibrador com 15 cm de comprimento e 3 cm de largura. O circuito começa com a ponta a ser contraída na entrada da vagina e progride até à contração profunda, com o aparelho inteiro inserido. Além de aumentar a intensidade e o controlo dos movimentos, este treino aprimora a sucção e a expulsão.