O tamanho do pénis será sempre motivo de conversa, seja entre homens ou mulheres. E se, por vezes, a comparação é inevitável e há dúvidas quanto ao comprimento “ideal”, mesmo havendo dados que comprovam que há fatores mais importantes, a verdade é que já foram realizados estudos sobre o mesmo.
Ora, os resultados mais recentes foram dados por uma pesquisa publicada no BJU International, em 2014. Nesta, os investigadores analisaram dados de 17 estudos que envolveram um total de 15521 pessoas cujos pénis foram medidos por profissionais de saúde, tanto quando estavam flácidos, quanto em momentos de ereção. Esta análise levou à conclusão de que, em média, o pénis flácido mede 9,17cm e o ereto 13,11cm.
Em 2013, foi também publicado um estudo de grande escala, no Journal of Sexual Medicine, que envolveu 1661 pessoas. Neste, a investigadora Debby Herbenick descobriu que, em média, o pénis ereto mede 14,5cm e que a forma como um homem é excitado parece fazer a diferença no tamanho. Isto é, quando estimulado com sexo oral, o aumento de tamanho foi mais notório do que com a mão.
Para uma perspetiva global, um estudo publicado em 2007 na Nature incluiu um quadro com as dimensões médias dos pénis de 16 países. Os comprimentos variavam entre os 11,9cm e os 16cm, quando eretos. Ora, não havendo um número fixo, todos os estudos realizados parecem apontar na mesma direção – para números que rondam os 13cm, aproximadamente.