No que diz respeito a trilhar o caminho para a saúde perfeita, um dos melhores pontos de partida é entender o que faz o corpo prosperar.
A nutrição funcional é uma ferramenta poderosa devido à sua abordagem centrada no indivíduo para cuidar e gerir doenças crónicas. Este método olha para cada paciente de forma holística, considerando os vários fatores que afetam sua busca pela saúde – desde escolhas alimentares e de estilo de vida até deficiências nutricionais e composição genética.
Comece a sua jornada com estes quatro passos que ajudam a melhorar a saúde:
Aceite a comida como uma ferramenta
A nutrição funcional usa alimentos para ajudar a restaurar a saúde, promover o equilíbrio, melhorar a função e prevenir doenças. A comida também é considerada a ferramenta mais crítica dentro da caixa de ferramentas da medicina funcional, por conta da influência que tem em todos os aspetos do bem-estar de todo o corpo.
Embora as intervenções alimentares e as diretrizes nutricionais variem consideravelmente de caso para caso, aqui estão alguns princípios gerais da nutrição funcional dos quais todos nós podemos beneficiar:
- Opte por alimentos reais e não processados;
- Limite o consumo de alimentos e bebidas com açúcar;
- Encha 75% do seu prato com vegetais sem amigo;
- Integre gorduras saudáveis (salmão, abacate, sementes de chia, etc.) na sua rotina diária;
- Coma as cores do arco-íris;
- Use e abuse de condimentos anti-inflamatórios;
- Faça um upgrade nos seus snacks;
- Desfrute do prazer de comer.
Mantenha a inflamação bem longe
A inflamação é parte integrante do sistema de defesa inerente do corpo. Em pequenas quantidades (também conhecida como inflamação aguda), ajuda o corpo defender-se e a curar-se de infeções ou lesões. No entanto, a inflamação crónica pode ser problemática para o bem-estar. Os especialistas em medicina funcional acreditam que a maioria das doenças crónicas derivam desse desequilíbrio interno, que é a razão pela qual a dieta e um estilo de vida saudáveis são cruciais para restaurar o bem-estar interior.
Tenha as seguintes dicas em consideração:
- Evite alergénios alimentares;
- Promova o equilíbrio hormonal;
- Respire ar puro;
- Beba água limpa;
- Dê períodos de descanso ao seu sistema digestivo;
- Siga uma dieta anti-inflamatória.
Durma o suficiente
Outro alicerce da saúde perfeita é o sono e as muitas funções que ele desempenha na nossa conexão corpo-cérebro. A Fundação Nacional do Sono dos EUA define o sono de qualidade como adormecer dentro de um intervalo de 30 minutos e continuar a dormir durante a noite com, no máximo, um acordar e conseguir voltar a dormir 20 minutos depois desse momento.
O sono afeta todos os outros sistemas do corpo. É por isso que dar prioridade a dormir e entrar em sincronia com a cadência do sono são passos cruciais para a saúde em geral. Felizmente, há muitas maneiras de garantir um descanso de melhor qualidade, desde mudanças na dieta até ao estabelecimento de rituais de higiene do sono.
Mexa o seu corpo
Desde sustentar funções cognitivas primárias ao longo da vida a promover a saúde cardiovascular e a longevidade, movimentar o corpo todos os dias é um elemento-chave inegociável para uma saúde melhor. O corpo humano foi concebido para estar em constante movimento ao longo do dia e, por isso, é essencial fazer um esforço para fazer aquilo que ele deseja instintivamente.