Na procura de métodos para aumentar o nosso bem-estar e promover a saúde do nosso corpo, encontramos várias ofertas. A drenagem linfática é uma técnica que tem vindo a ganhar cada vez maior destaque, sendo um conceito que, ainda que muito ouvido, ainda pode gerar algumas dúvidas. 

Para perceber melhor esta técnica e os seus benefícios, a Activa.pt conversou com Joana Varão, massoterapeuta e responsável pela Royalty Clinic. A especialista explicou de que forma a drenagem linfática se diferencia, como deve ser aplicada, de que forma atua no nosso corpo e rosto, os benefícios que traz, entre outros temas relacionados com o assunto. Depois disto, difícil será resistir em experimentar ou voltar a fazer uma marcação!

Quais as diferenças entre uma drenagem linfática e uma massagem relaxante?

A massagem de relaxamento é a mais conhecida e tradicional de todas as massagens; a sua invenção é atribuída a um atleta sueco, e foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar conforto e alívio da tensão, ou seja, o foco é muscular. 

Já a drenagem linfática é uma técnica mais recente, criada por Emil Vodder no início do século XX, e surgiu com um fim terapêutico/fortalecimento do sistema imunológico. A técnica consiste na condução da linfa, através dos canais linfáticos, para os gânglios linfáticos, que são estimulados a “trabalhar” de forma mais célere, filtrando com maior facilidade – e antes de entrar para a corrente sanguínea – toxinas e outras gorduras. É por esse motivo que os pacientes depois dos tratamentos registam aumento no número de idas à casa-de-banho, dada o processo de desintoxicação a que o organismo é sujeito.    

Em resumo, a primeira técnica foca-se na estrutura muscular, já a segunda trabalha o sistema linfático.

O que uma drenagem linfática faz ao nosso corpo?

A drenagem linfática popularizou-se pelo seu poder de emagrecimento, mas os seus benefícios vão além disso:
– Estimulação do sistema imunitário
– Desintoxicação e purificação do organismo
– Diminuição dos edemas corporais (inchaço) e consequente perda de volume
– Diminuição da inflamação do corpo (melhoria da textura da pele, e diminuição da celulite)
– Acelera o metabolismo, e auxilia a queima de  gordura

Como benefícios complementares, os movimentos aplicados neste tratamento também promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Como saber que a técnica foi bem aplicada?

Há diversas formas de perceber se houve uma boa aplicação da técnica. Por exemplo, nas 24h / 48h pós-drenagem há uma alteração notória do volume corporal, assim como aumento nas idas à casa-de-banho. A coloração e o odor da urina também podem ser mais intensos.  Outro dos efeitos, estes mais imediatos, são a sensação de bem-estar, leveza e de relaxamento.

A drenagem linfática não é dolorosa, e a presença de hematomas geralmente indica que a pressão exercida sobre os tecidos foi excessiva.

Quem realiza desporto também refere aumento da performance.

Quais as zonas do corpo onde, normalmente, há maior retenção de líquidos?    

A retenção de líquidos no organismo pode ocorrer por vários motivos, nomeadamente, alterações hormonais, gravidez, consumo excessivo de sal, falta de atividade física, uso de medicamentos, desidratação, etc.

Cada ser humano é individual,e a retenção de líquidos pode acontecer por todo o corpo. No entanto, em prática clínica, as zonas mais afectadas são os membros inferiores, assim como o abdómen.

Apesar de menos comum, também pode existir retenção de líquidos nos membros superiores e mesmo no peito    
 

De que forma o rosto também pode ter benefícios através da drenagem linfática?

O princípio é o mesmo do da drenagem no corpo. No rosto existem vários gânglios linfáticos que, quando devidamente estimulados, permitem uma eliminação de toxinas acumuladas através do sistema linfático, sendo uma técnica procurada tanto pelos seus resultados estéticos como por motivos de saúde.

Dentro dos benefícios estéticos podemos mencionar uma pele mais uniforme e luminosa. Este tratamento também é procurado para quem pretende diminuir os inchaços do rosto, papos de olhos e pescoço, ficando com uma cara mais desenhada e com os seus contornos mais evidentes. É muito requisitada em pré-eventos e/ou sessões fotográficas, pois o seu efeito é notório e imediato.

A nível de benefícios para a saúde, reporta resultados no alívio de cefaleias crónicas, diminuição do congestionamento nasal e sintomas de rinite ou sinusite (as patologias que levaram Emil Vodder a desenvolver a técnica). 

Também é recomendado na redução do inchaço no pós-cirúrgico de alguns casos clínicos .

Quem pode e não pode fazer?

A drenagem linfática manual é um método altamente seguro e pode ser realizado a qualquer pessoa saudável. Inclusive pode ser aplicado em grávidas saudáveis ou após o primeiro trimestre, e é também aconselhado no pós-cirúrgico (por exemplo, após lipoaspiração).

No caso de doentes oncológicos, é permitido este tipo de massagem sob indicação médica,  excepto em casos de tumores malignos não controlados, pelo risco de disseminação de metástases.

A drenagem é ainda contra-indicada em doenças infecciosas, como a tuberculose, pois o bacilo aloja-se nos gânglios linfáticos e a sua estimulação pode fazer com que fique mais ativo. Também é contraindicada a quem tem processos infecciosos inflamatórios agudos, pois há um aumento do fluxo linfático que pode disseminar a inflamação pelo organismo.                

Nos tempos que correm de pandemia, e apesar de não existirem estudos científicos que o comprovem, temos registado vários agendamentos de profissionais médicos nas 24/48 após a toma das vacinas; a DGS já confirmou que alguns dos efeitos secundários desta vacinação são endemas, inchaços e aumento dos gânglios, incómodos que podem ser minorados com a drenagem.          
 

Uma sessão por si só já apresenta resultados? Com que frequência se deve fazer drenagem linfática?

A drenagem linfática tem sempre benefícios para o organismo. Na maioria dos casos, esses resultados também se expressam visualmente – através da perda de volume – logo na primeira sessão.

Os benefícios, já descritos anteriormente, ficam no organismo aproximadamente 72 horas. Após este período é necessário nova drenagem linfática para reforçar os resultados.  Partindo deste pressuposto, a frequência aconselhada de tratamentos varia com a quantidade retenção de líquidos, intoxicação do organismo e objetivos pretendidos.

Por exemplo, em programas de emagrecimento, é aconselhado a realização de duas sessões por semana. No pós-parto, pela  elevada quantidade de retenção de líquidos, também é recomendado tratamento uma a duas vezes por semana (até que os organismo volte a estabilizar).

Depois de atingido o objetivo pretendido, basta fazer drenagem de manutenção (que pode variar de uma a duas sessões mensais).

A fase que vivemos veio também sensibilizar uma camada da população sobre a a importância de cuidar de si, de ter um tempo seu, e sobretudo de controlar os níveis de stress. Neste sentido houve um acréscimo notório na regularidade dos tratamentos de drenagem, com vários pacientes a integrarem esta sessão na sua rotina semanal.                

Porque há vontade de urinar após este tratamento?

A drenagem linfática é uma técnica que promove a eliminação do excesso de líquido que se encontra no organismo. Esta estimulação é responsável pelo aumento de micção (e por vezes também das fezes).  A coloração e o odor da urina também podem ser mais intensos após a drenagem linfática, pois a concentração de toxinas é maior.    

Contudo, é de referir que uma drenagem bem feita não implica urinar imediatamente no término da sessão, isso é um mito.

É preciso ter algum cuidado antes ou depois?

Antes de receber uma drenagem linfática deve ter a bexiga vazia, porque – como já falámos – a massagem pode originar vontade de urinar; existe também a possibilidade de algumas manobras no abdomén se tornarem desconfortáveis quando aplicadas com a bexiga cheia.

Os cuidados a ter após a sessão são cruciais para potenciar os resultados. Deste modo é desaconselhado:
– o consumo excessivo de café (em excesso intoxica o organismo)
– o consumo excessivo de sal e açúcar (desequilibram hidricamente o organismo e promovem retenção)    
– o consumo de fast food e processados
 
Aconselhado:
– ingestão de água (no dias seguintes pode sentir a boca mais seca; é o organismo a pedir a ingestão de líquidos)    
– passar creme de forma ascendente (das extremidades dos membros, para o centro do corpo): este é o sentido do circuito da linfa.
– atividade física      

Quais as principais preocupações da Royalty Clinic na aplicação destas e de outras técnicas?

A nossa prioridade é avaliar cada condição clínica na sua individualidade. Não é de todo invulgar, após uma avaliação inicial, reorientarmos ou mesmo desaconselhamos um paciente de um tratamento (por exemplo, em caso de inchaço evidente é desaconselhada a massagem modeladora porque pode causar hematomas). Pelo que sim, é um clichê, mas na Royalty Clinic o bem-estar do nosso paciente é – de facto! – a nossa maior preocupação.

Além da drenagem linfática no corpo e rosto, a Royalty Clinic Lisboa possui outros tratamentos. Está localizada no Largo de São Sebastião da Pedreira 32B, em Lisboa. Contacto telefónico: 918 547 271

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Moda: Coletes

Moda: Coletes

'Bora dançar hip hop?

'Bora dançar hip hop?

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Diogo Clemente: “A música resgatou-me e pôs-me beleza pelos olhos dentro”

Diogo Clemente: “A música resgatou-me e pôs-me beleza pelos olhos dentro”

Ippolito & Maciste: Um bar com muito boa onda na Ericeira

Ippolito & Maciste: Um bar com muito boa onda na Ericeira

45 anos de Jornal de Letras

45 anos de Jornal de Letras

17 boas exposições para ver em Lisboa, Cascais e Sintra

17 boas exposições para ver em Lisboa, Cascais e Sintra

A geração do fim da privacidade

A geração do fim da privacidade

Descoberta revolucionária sobre a doença de Parkinson pode abrir caminho a novos tratamentos

Descoberta revolucionária sobre a doença de Parkinson pode abrir caminho a novos tratamentos

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Grupo de engenheiros quer resgatar o satélite mais velho do mundo (está em órbita há 67 anos)

Grupo de engenheiros quer resgatar o satélite mais velho do mundo (está em órbita há 67 anos)

Família real monegasca reúne-se para o tradicional Baile da Rosa

Família real monegasca reúne-se para o tradicional Baile da Rosa

Cascais Ópera:

Cascais Ópera:"Os jovens vão a concurso, não só para ganhar, mas também para serem conhecidos, terem oportunidades"

Água, por favor!

Água, por favor!

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

Veja como estão agora os três amigos dos primeiros

Veja como estão agora os três amigos dos primeiros "Morangos com Açúcar"

"The Last of Us", segunda temporada: Ainda há infetados para dizimar

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Kalinka: A arma secreta da Rússia para bloquear os satélites Starlink

Kalinka: A arma secreta da Rússia para bloquear os satélites Starlink

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

Forma como o café é feito pode ter consequências nos níveis de colesterol

Forma como o café é feito pode ter consequências nos níveis de colesterol

Saint Laurent encerra Semana da Moda de Paris com Bella Hadid

Saint Laurent encerra Semana da Moda de Paris com Bella Hadid

Exposição em Paris: ‘Lisboa não sejas francesa’

Exposição em Paris: ‘Lisboa não sejas francesa’

PRIO - Exame Informática - PEUGEOT: as melhores imagens no Oeiras Eco Rally Portugal

PRIO - Exame Informática - PEUGEOT: as melhores imagens no Oeiras Eco Rally Portugal

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Passatempo: ganha convites duplos para a antestreia de 'Super Charlie'

Passatempo: ganha convites duplos para a antestreia de 'Super Charlie'

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Artrite reumatoide: tudo o que precisa de saber sobre esta doença

Artrite reumatoide: tudo o que precisa de saber sobre esta doença

A importância do envolvimento dos colaboradores

A importância do envolvimento dos colaboradores

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

Apple transportou 600 toneladas de iPhone para os EUA para evitar tarifas

Apple transportou 600 toneladas de iPhone para os EUA para evitar tarifas

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Hyundai Inster: novo elétrico 'compacto por fora e grande por dentro'

Hyundai Inster: novo elétrico 'compacto por fora e grande por dentro'

Google Pixel 9a em análise: É mais barato, tem qualidade e muita Inteligência Artificial

Google Pixel 9a em análise: É mais barato, tem qualidade e muita Inteligência Artificial

17 boas exposições para ver em Lisboa, Cascais e Sintra

17 boas exposições para ver em Lisboa, Cascais e Sintra

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

Kia EV6 remodelado: mais autonomia e tecnologia

Kia EV6 remodelado: mais autonomia e tecnologia

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

Quem é Quem na novela “Senhora do Mar”

Quem é Quem na novela “Senhora do Mar”

Os

Os "looks" na passadeira dos Prémios Play