Urinar no duche é um hábito comum para a grande maioria das pessoas. Mas, apesar de parecer inofensivo, pode ser prejudicial para a saúde das mulheres.
Alicia Jeffrey-Thomas, fisioterapeuta especialista em reabilitação pélvica, explicou no TikTok que a prática pode ter um impacto negativo nos músculos do pavimento pélvico e até mesmo criar uma associação no cérebro ao barulho da água.
“Quero focar-me em duas coisas: há a perspetiva geral da condição da bexiga e a perspetiva do pavimento pélvico”, disse. “Se urinar no duche, ou abrir uma torneira, ou abrir a torneira do duche para se sentar na sanita e urinar enquanto a água está a correr, estará a criar uma associação no seu cérebro entre o som da água corrente e a necessidade de urinar”.
Segundo a fisioterapeuta, isto pode resultar numa disfunção do pavimento pélvico, tanto no presente como no futuro, e levar a problemas de perda de urina ao ouvir água a correr. Alicia sublinhou que, por conta da anatomia feminina, não é suposto as mulheres urinarem de pé. “Mesmo que levante uma perna, o pavimento pélvico não vai relaxar da forma adequada, o que significa que não vai esvaziar a bexiga muito bem”.
A solução? Tente urinar antes de entrar no duche. Se sentir a necessidade de urinar enquanto toma banho, tente ignorá-la, aconselha a especialista.
@scrambledjam Reply to @gwas007 why you shouldn’t pee in the shower (probably part 1 of multiple?) #learnontiktok #tiktokpartner
♬ Similar Sensation (Instrumental) – BLVKSHP