Um dos sintomas da ansiedade de que pouco ou nada se fala são os problemas de estômago e intestinais.
A ansiedade pode causar diarreia, obstipação e até mesmo síndrome do intestino irritável. Isto acontece porque o corpo está a tentar remover substâncias residuais no caso de haver uma ameaça, explica Ron Yap, coach de bem-estar mental, na sua página de Instagram. Outros sintomas incluem inchaço, flatulência e cólicas.
Durante os momentos de ansiedade, os níveis de cortisol disparam, o que afeta o estômago e os movimentos intestinais. Esta é a razão pela qual algumas pessoas sentem vontade de ir à casa de banho antes de um teste ou exame, por exemplo. O stress crónico e a ansiedade também causam azia e inflamação do intestino, levando o corpo a atacar as bactérias no trato gastrointestinal.
“O facto de consumirmos muitos alimentos pouco saudáveis, que o intestino tem dificuldade em digerir e absorver, quando estamos ansiosos também não ajuda”, sublinha o especialista, acrescentando que este é um dos motivos para ser errado acreditarmos que a ansiedade se resume apenas à mente. “Para combatê-la, temos de melhorar tanto o corpo quanto a mente. Demasiadas pessoas ignoram um ou o outro”.