A masturbação é uma forma de autoconhecimento que traz uma série de benefícios para a saúde comprovados pela Ciência. Conheça as principais vantagens além dos momentos de prazer:
Alivia Dores
A explicação prende-se com a libertação de norepinefrina no corpo, em resposta ao stress físico. Por outro lado, a masturbação (ou qualquer atividade sexual) liberta endorfinas, criando um equilíbrio hormonal que alivia as dores. Ou seja, tem um alívio imediato sem a necessidade de tomar remédios.
Alivia Cólicas Menstruais
Um estudo conduzido pela empresa de brinquedos sexuais Womanizer concluiu que a masturbação funciona como uma forma de combater as cólicas menstruais em 70% das vezes. Tanto que 90 por cento das mulheres que participaram na pesquisa disseram que recomendariam a masturbação a amigas tivessem dores muito fortes durante o ciclo menstrual.
Fortalece o pavimento pélvico
Estamos a falar de um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias (membranas de tecido conjuntivo fibroso) que preenche e forra o interior da parte de baixo da bacia, tendo ligações à coluna lombar, à parede abdominal e aos membros inferiores. Como tal, é muito importante manter a área fortalecida e bem cuidada a longo prazo. A boa notícia é que a masturbação exerce o papel de um exercício específico para o pavimento pélvico, que, quando fortalecido, garante orgasmos mais frequentes e intensos quer esteja sozinha ou acompanhada.
Melhora o Sono
De acordo com um estudo publicado na revista científica Frontiers in Public Health, 54 por cento dos participantes relatavam ter um sono melhor depois de se masturbarem e 47% disseram que adormeciam mais rapidamente. Os resultados não mostraram diferenças entre homens e mulheres. Isto está relacionado com a libertação hormonal que ocorre após o clímax: o organismo liberta oxitocina, o que diminui o efeito do cortisol (a hormona do stress), melhorando a qualidade do sono.
Reduz o Stress e a Ansiedade
Com a libertação da oxitocina pós-orgasmo, os níveis de cortisol no sangue diminuem, o que deixa a mulher mais calma. É por isso que a masturbação costuma funcionar melhor para esse propósito, já que o sexo com um companheiro pode acarretar problemas emocionais ou de autoestima. Sozinha, a mulher sente-se menos pressionada e, como tal, relaxa ainda mais.