Fortalecer o sistema imunitário deve ser uma tarefa do nosso dia-a-dia. Um estilo de vida que alie a alimentação saudável à prática de exercício físico é essenncial. Contudo, há determinados hábitos que dão uma ajuda extra.
Numa altura em que enfrentamos uma pandemia, falar sobre imunidade é ainda mais relevante. Por isso mesmo, a americana Women’s Health reuniu várias dicas de especialistas – que os próprios seguem – para se protegerem de doenças, baseadas em 3 hábitos essenciais.
1 – Mantenha hábitos de sono saudáveis e consistentes
Este é, provavelmente, o hábito mais importante. John Wherry, diretor do Instituto de Imunologia da University of Pennsylvania, garante: “Os melhores dados que temos sobre como melhorar a imunidade é conseguir a quantidade certa de horas de sono“.
Além disso, “Tudo o que fazemos quando estamos acordados – comer, digerir, trabalhar, andar, fazer exercício – faz com que o corpo liberte células inflamatórias. O sono coloca uma pausa em tudo isso“, garante a médica Rita Kachru.
Mikka Knapp, nutricionista, diz tentar ingerir sempre, ao jantar, alimentos ricos em magnésio – como leguminosas, espinafres, frutos secos -, já que ajudam o corpo e cérebro a relaxar, promovendo uma melhor noite de sono.
2 – Melhore a reação ao stress
Quando os níveis de cortisol – “hormona do stress” – estão elevados, o sistema imunitário mostra-se menos ativo. Tendo em conta que é praticamente impossível eliminar o stress do nosso dia-a-dia, importa melhorar a forma como lidamos com ele.
Listar tudo aquilo pelo que está grato, focar-se nos objetivos que quer cumprir naquele dia, e pensar em como estão as coisas no presente (sempre que se preocupar com algo relacionado com o futuro) são algumas das estratégias usadas por psicólogos.
3 – Exercite-se de forma inteligente
No que toca ao exercício físico – como em outras áreas – o equilíbrio é a chave. Pesquisas têm mostrado que puxar constantemente os seus limites, levando o corpo à exaustão, pode ter um impacto negativo no sistema imunitário. Por isso mesmo, importa exercitar-se com moderação e de forma mais eficaz.
Entre os truques dos especialistas estão optar por uma rotina diária e moderada de 20 a 30 minutos de atidade física, apostar numa caminhada de até 60 minutos todos os dias ou mesmo colocar o alarme a tocar de hora a hora, para evitar passar demasiado tempo sentado à secretária.