Todos sabemos que a água é essencial ao bom funcionamento do nosso organismo no geral. Porém, nem sempre bebemos a quantidade que deveríamos, consoante as nossas necessidades. A média aconselhada é um mínimo de 1,5L diários – ou multiplicar o peso corporal por 0,03 – mas pode variar, conforme o nível de sedentarismo, a idade, entre outros fatores.
Ora, se a ajudar a lembrar-se do quão importante é, confira 8 efeitos benéficos que a quantidade certa de água tem no nosso corpo:
- Melhora a energia – sendo a água o principal componente de sangue, quanto mais bebemos, mais sangue nos corre nas veias, transportando nutrientes essenciais para todo o corpo e melhorando as respetivas funções. Resultado? Sentimo-nos cheios de energia!
- Potencia a memória – certas reações químicas que ocorrem no cérebro dependem da água. Assim, ao bebermos mais, melhoramos as respetivas funções.
- Emagrece – um estudo provou que as pessoas acima do peso ideal que bebiam dois copos de água antes das refeições perdiam mais peso, comparativamente com as que não o faziam.
- Diminui a dor após o exercício físico – quanto mais água ingerimos, melhor é filtrado e diluído o ácido lático, responsável pelas dores musculares.
- Regula o intestino – ao fazer com que as fezes fiquem mais hidratadas e aumentem de volume, o que favorece os movimentos de expulsão dos alimento do organismo.
- Atrasa o envelhecimento da pele – uma vez que um intestino bem hidratado é capaz de absorver melhor as proteínas dos alimentos, que, por sua vez, ajudam a repor o colagénio.
- Fortalece a imunidade – porque ajuda a diluir as secreções pulmonares, eliminando vírus e bactérias com mais facilidade.
- Atenua o acne – porque, quando hidratado, o intestino também filtra melhor os agentes inflamatórios e toxinas, responsáveis pelas inflamações no corpo.