![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2022/02/220217_Captura-de-ecra%CC%83-2022-02-17-a%CC%80s-11.16.25-1.png)
Em média, a comida leva ente 10 horas a três dias para passar por todo o sistema digestivo. Porém, se se sente um pouco lenta ou está a lidar com problemas gastrointestinais, é possível que as coisas tenham desacelerado.
O inchaço, o estômago irrequieto e sensação estar desproporcionalmente cheia depois de fazer pequenas refeições são alguns dos principais sinais de que o seu intestino pode precisar de uma atenção extra. Eis algumas estratégias recomendadas por especialistas para acelerar a digestão:
- Mexer o corpo: o exercício é uma das melhores formas de pormos as coisas a andar. Literalmente. Num estudo antigo, porém relevante, publicado na revista científica Gut, os investigadores concluíram que o exercício moderado diário (neste caso, ciclismo e corrida) pode reduzir o tempo de trânsito intestinal em até 30%.
- Ingerir algo que ajude: alguns alimentos como, por exemplo, hidratos de carbono refinados e tudo o que é frito, impedem a digestão, enquanto outros colocam tudo nos eixos. Os alimentos ricos em probióticos estão repletos de bactérias boas que beneficiam a saúde intestinal e as fibras, particularmente as insolúveis, são grandes aliadas para melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre.
- Beber bastantes líquidos: descurar a hidratação pode afetar a digestão, por isso é impossível manter as coisas em movimento sem beber muitos líquidos. Mas isto não significa que uma chávena de café ou uma limonada açucarada resolvam o assunto. A água é o nutriente mais essencial que podemos dar ao corpo, uma vez que nos ajuda a digerir os alimentos e absorver nutrientes, empurrando de seguida os resíduos através do sistema digestivo. Os chás de ervas também podem ajudar, incluindo o chá de dente-de-leão, que demonstrou estimular as contrações musculares e ajudar a empurrar os alimentos pelo sistema digestivo.