Cada um de nós tem o seu próprio ritmo circadiano, ou seja, a cadência que regula o seu relógio biológico. Embora este esteja sobejamente ligado ao nosso sono, o ritmo circadiano afeta um sem número de funções no nosso corpo, determinando, por exemplo, de que forma o nosso sistema imunitário recupera e que memórias são consolidadas.
Contudo, o ritmo circadiano pode ser facilmente afetado por vários fatores externos – acordar antes do sol nascer, comer muito tarde à noite… – o que influencia diretamente a qualidade do nosso sono. Este, por sua vez, tem impacto direto em diferentes funções do nosso corpo, como o metabolismo, a saúde da nossa pele e a nossa longevidade – quem dorme pouco ou mal à noite tem maior risco de sofrer de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade. Neste sentido, é fundamental que o seu ritmo circadiano execute as suas funções na sua melhor forma, pelo que lhe deixamos aqui alguns truques que vão contribuir para isso.
Definir um horário para acordar
Pode parecer mais desafiante do que pensa, principalmente se gostar de dormir até tarde aos fins-de-semana. Mas manter uma rotina certa ao acordar até pode ser uma mais-valia para quem tem insónias, porque acaba por ensinar ao seu cérebro este ciclo de despertar, sendo que a hora a que acorda é a única coisa que controla realmente no sono.
Tenha atenção à exposição à luz
Depois de definir a hora a que acorda, é importante que consiga apanhar alguma luz solar todas as manhãs, porque vai ajudá-la a regular os seus ciclos naturais de sono e de despertar. Ao fim do dia, depois do sol se por, deve-se proteger de luzes brilhantes e dos ecrãs.
Mantenha horários consistentes das refeições
É uma das melhores formas para manter o bom funcionamento do seu ritmo circadiano. Por mais difícil que possa ser, sobretudo se tiver uma agenda muito preenchida, tente não alterar muito os horários das suas refeições. E se é daquelas pessoas que salta o pequeno-almoço porque não tem fome ao acordar, é importante que deixe de o fazer e que comece a comer quando acorda.
Atividade física
Estudos mostram que a atividade física é ótima para regular o seu ritmo circadiano. Só não convém que o faça nas horas que antecedem a sua ida para a cama, porque pode ter o efeito contrário.