É o lado negro das festas, ver o impacto das nossas saudades de bolo-rei, das azevias da avó Matilde, do arroz-doce da mãe. Mas pronto, agora que comemos a última fatia de bolo rei, há que levantar a cabeça em vez de nos deixarmos sugar pela espiral do açúcar. A nutricionista Lillian Barros (autora do livro Sopas, Saladas e Chás Detox) dá-nos uns conselhos e receitas para voltarmos aos eixos. “É normal que haja alguns excessos no Natal, não vou pedir às pessoas para comerem uma sopa detox com uma saladinha na consoada. Existe a tradição, o prazer de comer. Comer é muito mais do que alimentar, é partilhar, é estar em família, são emoções e eu não posso privar as pessoas disso: das festas de anos, dos dias especiais, do prazer à mesa… O que eu tento é que tenham algumas ferramentas para se defenderem. Apesar desta alimentação menos saudável não nos fazer falta a nível fisiológico, de não precisarmos de comer sobremesas e açúcares para estar saudável, ela dá-me alguma saúde mental. O que tem é de ter as ferramentas para dizer ‘ok, fiz uma asneira, mas agora está na altura de encerrar o capítulo e começar a alimentar-me bem’, e começar um outro capítulo, mais saudável, que ajude a entrar nos eixos. Muitas vezes o que acontece é que nos deixamos levar pela exceção, e ela transforma-se numa bola de neve, e os hábitos saudáveis vão ficando para trás e nós com menos vontade de os pôr em prática.”
A RECEITA PARA O SUCESSO
“Uma boa organização é fundamental. Não é que vá ter de encher a sua despensa de alimentos esquisitos, bem pelo contrário. Mas se quisermos fazer uma sopa detox e não tivermos os ingredientes todos, o resultado final não vai ter o mesmo sabor e é meio caminho andado para não voltar a fazer aquela receita. Convém ter os ingredientes em casa. Tenho a certeza que uma pessoa que abra o meu livro vai conseguir fazer muitas sopas sem mudar muito a sua lista de compras. O importante é saber as combinações certas e incluir estas receitas ao longo do dia.
ALIMENTOS A MANTER FORA DE CASA
“Tudo o que seja processado, carnes gordas ou vermelhas, o açúcar refinado, álcool, excesso de sal, pastelaria, todos os adoçantes e conservantes, tudo o que seja de produção química, charcutaria e fumados, pão branco e derivados, fritos, como os croutons, pele da carne das aves, excesso de gordura.”
VERSÃO NORMAL E DETOX: AS DIFERENÇAS
“Basicamente eu peguei nas receitas tradicionais de sopas, introduzi alguns alimentos específicos que tenham esta função de desintoxicação e tirei aquilo que fazia mal: a batata branca, a fécula, todos os caldos industrializados, o excesso de sal e o excesso de gordura. Tentei combinar alguns alimentos para dar sopas diferentes com sabores diferentes e com potencialidades específicas que são a base desta alimentação funcional. Por exemplo, a canela uso para saciar, para ajudar a estabilizar os picos de glicemia, para baixar o colesterol. E não, isto não é a dieta da sopa, com sopas enfadonhas e repetitivas.”
DEIXAR O VÍCIO DO AÇÚCAR
“A dieta detox também é ideal para estes casos. Quanto mais como açúcar, mais vontade tenho de comer e isto acontece bastante nesta altura do ano em que comemos muitos doces. Como é que se trava esta vontade de comer doces? Resistindo à tentação. O que a dieta detox faz é ajudar a travar esta espiral de consumo de açúcar ao fornecer-me ingredientes funcionais, que me ajudam a controlar estes picos de açúcar. E não é preciso muito para eliminar este vício. Eu diria que, na maior parte das vezes, entre 1 a 2 semanas desde que começa a fazer as escolhas certas é o suficiente. Aqui ficam algumas receitas que ajudam a deixarmos o vício do açúcar e a voltar à alimentação saudável.”
SALADA ROXA COM ABACAXI
Ingredientes
. 150g de alface roxa
. 1 mão cheia de coentros, a gosto
. 1/2 beterraba crua
. 1/4 de cebola roxa
. 1/4 de couve roxa
. 2 rodelas de abacaxi
. 2 c. sopa de amêndoas laminadas
. 1 c. sopa de sementes de papoila
INFUSÃO DE CANELA, CASCA DE LIMÃO E HORTELÃ
Ingredientes
. 2 paus de canela
. casca de 1 limão
. 10 folhas de hortelã fresca
. 1 litro de água
Ferva um litro de água. Enquanto espera, descasque o limão, aproveitando apenas a parte amarela. Verta a água sobre os paus de canela, a hortelã fresca e a casca de limão. Aguarde 15-20 minutos e filtre. Pode beber quente ou frio.
SALADA DE CENOURA, BRÓCOLOS E AMÊNDOAS
Ingredientes
. Camada 1: 2-3 c. sopa de vinagreta à sua escolha
. Camada 2: cenoura ralada + 1 c. sopa de azeitonas
. Camada 3: 2-3 floretes de brócolos
. Camada 4: 1 laranja ou 1/2 toranja aos gomos (ou gomos em pedaços)
. Camada 5: 1/4 de cebola roxa cortada
. Camada 6: 2 folhas de acelgas
. Camada 7: 1 c. de sopa de bagas de goji e 2 c. de sopa de funcho picado
. Camada 8: 1 c. de sopa de amêndoas laminadas
Misture tudo cuidadosamente para envolver bem os ingredientes com a vinagreta.
MOLHO ROSA DE MORANGOS E COENTROs
Ingredientes
. 7 morangos
. 1 limão pequeno
. 30-50g de azeite
. 1 mão cheia de coentros
. sal e pimenta q.b.
Lave muito bem todos os ingredientes, pique-os grosseiramente e leve ao processador (se preferir pode utilizar uma varinha mágica) até obter uma textura homogénea. Ajuste o sal e a pimenta e está pronto a servir. Poderá reservar no frigorífico, fechado, durante 2-3 dias.
SOPA DE TOMATE, AIPO E MAÇÃ
Ingredientes
. 1 cebola roxa grande
. 3 talos de aipo (pode utilizar as folhas também)
. 1 maçã reineta
. 1 c. de sopa de azeite virgem extra
. 300ml de água
. 6 tomates-chucha pelados
. sal e pimenta q.b.
. 2 c. sopa de sementes de sésamo para o topping
Cozinhe a cebola, o aipo e a maçã no azeite durante cerca de 10 minutos em lume brando. Junte os tomates pelados, a água e os temperos a gosto. deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Triture tudo com a varinha mágica até obter um puré homogéneo e está pronta a servir. Polvilhe com as sementes de sésamo tostadas.