Embora o funcho seja hoje um ingrediente muito usado na nossa cozinha, sempre teve um papel muito importante nas civilizações antigas, principalmente como planta medicinal. Os atletas da Grécia Antiga comiam sementes de funcho para manter a saúde e controlar o peso, por exemplo e, na Idade Média, esta era uma planta muito cultivada nos jardins dos mosteiros e das igrejas, para refrescar o ar e proteger dos maus olhados. Rica em taninos, alcaloides, saponinas, flavonoides e ácidos gordos essenciais, esta é uma planta medicinal que pode ser usada como um remédio caseiro em diferentes situações. Conheça, por isso, os dez benefícios do funcho para a saúde e veja de que forma pode usá-lo no seu dia-a-dia.
Altamente indicado para tratar problemas do aparelho digestivo, tem propriedades anti-bacterianas, anti-espasmódicas, anti-inflamatórias e calmantes, sendo também um ótimo expetorante. Assim sendo, o funcho:
- Alivia cólicas menstruais e intestinais;
- Alivia dores de estômago, refluxo e azia;
- Melhora a digestão;
- Combate a diarreia e a prisão de ventre;
- Desintoxica e protege o fígado;
- Controla a pressão arterial;
- Ajuda a combater estados gripais;
- Alivia náuseas e vómitos;
- Melhorar a ansiedade e o sono;
- Previne doenças cardiovasculares.
O funcho pode ser consumido de variadas maneiras e em diferentes tipos de receitas. As sementes são comumente utilizadas na preparação de bolos e biscoitos, enquanto as folhas costumam integrar pratos de carne e peixe. Mas talvez seja o chá o modo preferido de consumir esta planta. Beber chá de funcho a seguir às refeições melhora a digestão e previne a sensação de barriga inchada. Se o beber antes de dormir, ajuda-a a acalmar e a ter uma noite de sono mais tranquila.