GETTY

1. Como se calcula o IMC?
a. Peso : altura x altura
b. (Peso x altura) +2
c. (Altura: peso) : 2

Solução:
a. Peso : Altura x altura Ex.: se tem 60kg e mede 1,70m então o seu Índice de Massa Corporal será:
60 : (1,70 x 1,70)= 60 : 2,89 = 20,7. Está ótimo porque os valores normais saudáveis de IMC vão de 18,5 a 24,99.


2. Ligue os números aos factos:
1. 120
2. 200
3. 90
4. 110

a. Medida (saudável) da cintura em cm. Valores acima é considerada doente cardiovascular de risco.
b. mg/dl, valor até ao qual a sua glicose em jejum é considerada normal.
c. mmHg é quanto deve medir a sua tensão arterial sistólica (máxima).
d. mg/dl é o nível máximo de colesterol considerado normal.


Solução:
1c. A tensão arterial mede a pressão a que o sangue flui nas artérias. Imagine que pisa uma mangueira em funcionamento, quanto maior a pressão, maior o perigo de danificar os vasos sanguíneos e os órgãos que esses vasos irrigam. A pressão arterial normal deve situar-se entre os 80mmHg de mínima e os 120mmHg de máxima.
2d. Este número é a combinação total de HDL (bom colesterol) e o LDL (o mau colesterol) e triglicéridos. Quanto mais elevado for o seu colesterol, maior o perigo de bloqueio das artérias, mais exposta estará a um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco.
3a. As mulheres com mais de 90cm de cintura (e os homens com mais de 100cm de cintura) têm maior probabilidade de sofrer de diabetes tipo 2, de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares.
4b. É uma importante medição para o diagnóstico da diabetes. Acima de 110mg/dl tem os níveis normais de glicose. Entre 110 e 125mg/dl é diagnosticada pré-diabetes, e acima de 126mg/dl (em dois dias diferentes) diabetes.


3. O que tem mais calorias?
a. 1 fatia média de piza marguerita
b. 8 peças de sushi
c. 100g de batatas fritas

SOLUÇÃO:
b. Calcula-se que 8 peças de sushi possam ter à volta de 300 calorias. O arroz branco e o recheio, que muitas vezes inclui maionese ou queijo creme gordo, são os culpados. Mas em termos nutricionais sushi é a opção mais rica e variada que qualquer uma das outras. Batatas fritas 50g=160 calorias (e nutricionalmente pobre). Uma fatia média de piza marguerita=210 calorias (massa fina, um pouco de queijo, tomate e orégãos), mas não tem proteína.


4. Qual é o exercício que fortalece mais os ossos?
a. Natação
b. Ciclismo
c. Caminhada

SOLUÇÃO:
c. Apesar de todos serem excelentes exercícios cardiovasculares, a natação e o ciclismo não são tão eficazes a fortalecer a massa óssea como a caminhada ou outro tipo de atividade que implique trabalho com pesos ou com o nosso próprio peso.

5. O quê faz bem ao quê?
Faça a ligação:
1. Carvão
2. Arroz selvagem
3. Maca
4. Camu Camu

a. Intestino.
b. Aumenta a fertilidade e libido.
c. Fortalece o sistema imunitário.
d. Previne as doenças cardiovasculares.


SOLUÇÃO:
1a. Os comprimidos de carvão vegetal ajudam a combater a dor abdominal, inibindo a absorção intestinal e combatendo os gases.
2d. O arroz selvagem é rico em antocianinas, um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
3b. Maca é uma raiz da família dos nabos e das couves que cresce nos Andes peruanos, tem elevado teor de vitaminas e minerais e esteróis vegetais. Regula também os níveis hormonais e diminui a ansiedade, na cultura peruana crê-se que ajuda a aumentar a fertilidade e a libido.
4c. Camu camu é o novo suplemento rico em vitamina C e como tal um poderoso antioxidante, que protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário contra gripes e constipações.


6. O que têm em comum Kombucha, Kefir e Kimchi?

a. São alimentos ricos em vitamina K
b. São as irmãs mais novas do clã Kardashian
c. São todos alimentos fermentados

SOLUÇÃO:
c. Kombucha é chá fermentado, também conhecido por ‘Sidra Milagrosa’, pode ler-se no site centrovegetariano.org. Lê-se também que é “preparado desde eras remotas e passado de família em família como sinal de amizade e ajuda mútua”. Kimchi é um prato típico coreano que é feito à base de couves fermentadas. Kefir é um alimento probiótico obtido a partir da fermentação do leite e que ajuda a restabelecer o equilíbrio da flora intestinal, aumentando a população de bactérias protetoras.


7. O que é Kombu?
a. A capital do Nepal
b. Uma alga
c. Uma arte marcial japonesa

SOLUÇÃO:
b. É uma alga japonesa com elevado teor de iodo que, quando cozinhada com leguminosas (sobretudo feijão), ajuda a amolecê-lo e a melhorar a sua digestão, impedindo a formação de gases nos intestinos.


8. Ligue os números aos factos correspondentes:
1. 2
2. 100
3. 70
4. 25

a. Valor máximo de um IMC considerado peso normal.
b. Percentagem de células do sistema imunitário presentes no sistema digestivo.
c. Milhares de milhões de bactérias habitam o nosso corpo e são essenciais à nossa saúde.
d. Colheres de sopa de ketchup equivalem a 1 pacote de açúcar.

SOLUÇÃO: 1d; 2c; 3b; 4a


9. Qual destas 3 frases NÃO está errada?
a. Não tomar o pequeno almoço de manhã emagrece
b. Os alimentos light podem ser ingeridos sem problemas
c. O stresse tem impacto no nosso peso

SOLUÇÃO:
c. Viver com altos níveis de stresse pode fazer com que ganhe peso. Isto acontece porque o stresse faz aumentar a produção da hormona cortisol que eleva os níveis de açúcar no sangue e faz com que haja um aumento de adiposidade na zona abdominal.


10. O músculo pesa mais que a gordura.
a. Verdadeiro
b. Falso

SOLUÇÃO:
Falso. Um quilo é um quilo, quer seja de músculo ou gordura, a verdade é que o músculo é mais denso que a gordura e ocupa menos espaço.



11. O abacate é também conhecido como:
a. Planta dos ovários
b. Planta dos testículos
c. Planta antirrugas

SOLUÇÃO:
b. Planta dos testículos. Leu bem, é mesmo assim. Aparentemente não é só por ter a forma daquela parte do corpo, porque cresce aos pares, e um deles é maior que o outro, mas também porque faz bem a esta parte do corpo porque a sua gordura saudável baixa a HBP (Hipertrofia Benigna da Próstata).


12. As deficiências alimentares podem afetar a audição?

a. Verdadeiro
b. Falso

SOLUÇÃO:
Verdadeiro. Existem 2 substâncias folatos e fitoquímicos que podem trazer vantagens auditivas.
Coma mais vegetais de folha verde e fruta. As deficiências em folatos e vitamina B12 podem não só afetar o sistema nervoso como o vascular, associado à audição.


13. Quanto mais sua durante o exercício físico, mais gordura está a perder?
a. Verdadeiro
b. Falso

SOLUÇÃO:
Falso. A quantidade de suor tem mais a ver com a capacidade do corpo manter a temperatura normal do que com energia ou calorias gastas.


14. Devemos mesmo ‘alimentar’ a febre e deixar a constipação ‘morrer à fome’?
a. Sim
b. Tanto faz
c. Não

SOLUÇÃO:
b. Quer esteja constipada ou com febre, coma normalmente se lhe apetecer (mas evite alimentos com gordura), o importante é que se mantenha bem hidratada, beba bastantes líquidos (água de preferência), sobretudo se tem febre. É que os líquidos ajudam a ‘expulsar’ a infeção do corpo. Não se esqueça também de descansar!


15. Que elementos estimulam a taxa de fertilidade?
a. Nozes
b. Ostras
c. Laticínios

SOLUÇÃO:
a. As nozes são, de todos os frutos secos, aqueles que têm maior quantidade de ómega 3. Estudos referem que este fruto favorece o aumento das taxas de fertilidade nos homens e mulheres, melhorando a mobilidade dos espermatozóides e o ambiente de implantação nas mulheres. Coma com o seu iogurte, em saladas ou como snack a meio da manhã…


16. O que é, ou quem é, Millet?
a. Cientista que inventou o medidor de tensão arterial
b. Bolo francês
c. Grão muito utilizado em África

SOLUÇÃO:
c. Millet (ou milho painço) é um grão muito pequenino, de cor amarelada e muito comum em África e Sudeste Asiático mas cuja utilização está espalhada por todo o mundo. Não tem glúten, é rico em ferro, diurético e antifúngico. Fortalece o estômago e o pâncreas e ajuda-nos a resistir às temperaturas mais frias.

17. O que Não é uma fonte rica em vitamina A?
a. Canónigos
b. Alface Iceberg
c. Espinafres

SOLUÇÃO:
b. Alface Iceberg, isto porque os vegetais de folha verde escura são bastante ricos em vitamina A e esta alface caracteriza-se por ter as folhas verde muito claro.


18. As crucíferas são vegetais que ajudam a prevenir o cancro. Elas incluem:
a. Couve-de-bruxelas, brócolos e couve-flor
b. Milho, feijões e ervilhas
c. Tomate, espinafres e rúcula

SOLUÇÃO:
a. Os vegetais crucíferos incluem, além dos 3 mencionados acima, todas as couves, agrião e rábano. Para tirar maior partido das suas propriedades anticancerígenas deve cortar as suas folhas em cru, esperar um pouco e depois cozinhar a vapor (um pouco para ficarem al dente) ou então juntar a uma sopa.


19. Se tiver falta de ferro no organismo…
a. …a sua pele fica seca e a escamar
b. …a visão piora e a massa óssea diminui
c. …vai sentir-se fraca e sem energia

SOLUÇÃO:
c. A anemia pode provocar fadiga, falta de ar e de força. Aumente a ingestão de leguminosas, coma mais proteína (salmão, marisco, ovo, atum, carne), frutos secos, vegetais de folha verde.


20. O que nos dá um copo de sumo natural de laranja?
a. Açúcar, vitaminas e sais minerais
b. Calorias sem qualquer valor nutricional
c. Zero açúcar mas muitas vitaminas

SOLUÇÃO:
a. É saudável e é natural mas não nos esqueçamos do açúcar natural que toda a fruta tem. E um copo cheio de sumo de laranja é sinal que foram espremidas pelo menos duas ou três laranjas, mas sem a fibra que nos faz tão bem. Prefira comer a fruta inteira, aos gomos, é mais saudável.


RESULTADOS
Faça contas à vida, quantas respostas certas teve?

0-5: Ai, tem de ler mais a ACTIVA e tomar nota dos conselhos que damos, das tendências no campo da nutrição, das novidades do mundo científico. Num instante vai ficar pro.

6-12: Apesar de ainda hesitar em alguns assuntos, é uma pessoa interessada no seu bem-estar e saúde. Continue assim, que vai no bom caminho.

13 a 20: Parabéns! Lê tudo o que se relaciona com este assunto e as suas amigas e família vêm ter consigo a pedir conselhos e saber o que há de novo no campo da saúde. Mantenha o interesse e atue em conformidade.


Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

JL 1396

JL 1396

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites