A produção de uvas é muito explorada em todo o mundo, mas, apesar disso, os benefícios desta fruta ainda são pouco divulgados.
As uvas roxas, por exemplo, contêm resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo, vitaminas A, C, E e K, e minerais como, por exemplo, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Também são pouco calóricas — em 100 g da fruta roxa há 50 kcal; já a verde tem 56.
Fique por dentro dos principais benefícios de adicioná-las ao seu regime alimentar:
-
Fazem bem à saúde do coração: a fruta contém potássio, um mineral que atua no controlo da pressão arterial, uma vez que neutraliza o sódio. Além disso, a presença do resveratrol na casca da uva roxa controla o nível do LDL (o colesterol “mau”) e favorece o HDL (o colesterol “bom”). Assim sendo, reduz o risco de aterosclerose, o acúmulo de gorduras nas artérias, protegendo o coração de doenças.
-
Ajudam a controlar o açúcar no sangue: apesar de ser uma fruta com bastante açúcar, a uva tem um baixo índice glicémico e ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Isto porque o resveratrol aumenta a sensibilidade à insulina, melhorando a capacidade do corpo de usar a glicose. É por isso que as uvas tendem a ser benéficas para quem tem diabetes;
-
Ajudam a combater infeções: os compostos fenólicos presentes nas uvas têm propriedades anti-inflamatórias, auxiliando na prevenção de infeções. Como? Eles regularizam a microbiota intestinal (micro-organismos que povoam o trato gastrointestinal), o que é bom para o sistema imunitário. Além disso, a presença de vitamina C contribui para o fortalecer a imunidade.
-
Diminuem a prisão de ventre: as uvas contêm muita água e fibras, principalmente na casca. Por isso, elas ajudam as pessoas a manterem-se hidratadas e a evacuar com mais frequência, reduzindo assim o risco de obstipação. As fibras diminuem o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino e aumentam a massa fecal que será eliminada.