Este cenário provavelmente é-lhe familiar: toma banho de manhã, seca-se com uma toalha e veste-se o mais rápido possível — afinal de contas, que mal faz estar com a pele ainda um pouco húmida? — e sai porta fora.
Todas já o fizemos. O que a maioria não sabe é que um destes passos pode prejudicar a saúde íntima: vestir roupa interior antes de a área estar completamente seca pode causa candidíase.
“Os fungos tendem a prosperar em ambientes húmidos. É por isso que há mais casos de candidíase durante os meses de verão, quando as mulheres não se secam completamente após nadarem, ou têm acumulação de suor na área genital”, explica o ginecologista Jason James à revista “Glamour”.
O especialista acrescenta que todas as mulheres têm fungos e bactérias sempre presentes na vagina, mas é o desequilíbrio entre eles que resulta em infeções bacterianas.
“O calor, a humidade e a fricção podem levar à irritação e a potenciais mudanças no PH, que aumentam favoravelmente para a candidíase crescer e tornar-se uma infeção clínica”.
Então, voltando àquele cenário em que não tem muito tempo antes de ir trabalhar, o Dr. James deixa algumas dicas que podem ajudar a evitar situações desconfortáveis.
-
Aplicar a maquilhagem ou arranjar o cabelo enquanto ainda está nua;
-
Vestir o sutiã antes das cuecas;
-
Se se sentir confortável com a ideia, caso use um vestido, não vestir logo a roupa interior. Assim, terá mais tempo para secar completamente.
O médico também recomenda investir em roupa interior de algodão, que deixa o corpo respirar e não retém os fluidos e secreções naturais. Além disso, sublinha que não importa como escolhe secar o corpo — com uma toalha ou ao natural — desde que o faça. Este é um passo importante na prevenção das infeções bacterianas.