Quando se trata de bebidas à base de frutas, é fácil ficarmos confusos com as diferentes designações que lemos nas prateleiras dos supermercados.
Os termos sumo, néctar e refresco em pó, por exemplo, costumam gerar alguma confusão, por parecem iguais. Porém, cada um deles tem características diferentes no sabor, valor nutricional e processo de fabrico. O consumidor deve ficar muito atento e ter consciência do que os distingue para fazer escolhas informadas.
- Sumo: é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, que apresenta 100% do sumo da fruta;
- Néctar: tem aproximadamente de 30% a 50% de sumo de fruta. Diluído e adoçado, é um produto que contém fruta, água e açúcar ou adoçante.
- Refresco em pó: bebida diluída, com 5% a 30% de sumo de fruta, polpa ou extrato vegetal, podendo ser acrescido de açúcares, corantes e aromatizantes artificiais.
A melhor opção
O sumo natural é a escolha mais nutritiva, porque mantém intactos os nutrientes essenciais da fruta, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, a pasteurização adequada prolonga a vida útil da bebida, mantendo-a segura para consumo e preservando as suas qualidades nutricionais, diz Dereck Oak, nutricionista clínico e desportivo, à revista “Boa Forma”.
“Tanto o néctar como o refresco em pó, comparativamente ao sumo natural, oferecem menos benefícios nutricionais. Evitar a adição de açúcares é fundamental, pois o excesso pode contribuir para problemas de saúde como obesidade e diabetes”, continua. “Optar por sumos naturais, sem adição de açúcares, ajuda a manter um estilo de vida saudável, fornecendo nutrientes vitais”, conclui.