Quanto tempo é demasiado tempo sem tomar banho? Por mais surpreendente que seja, ao que tudo indica, devemos lavar o corpo pelo menos a cada dois ou três dias…, ou com mais frequência, dependendo do estilo de vida.
“Se é uma pessoa que transpira muito, tem um historial de infeções bacterianas, treina diariamente ou trabalha num ambiente de alto risco [como um professor ou profissional de saúde], é melhor tomar banho todos os dias, de modo a evitar infeções e que elas se propaguem”, diz a Dra Janette Nesheiwat, especialista em Medicina Geral e Familiar, ao site Bustle.
Em geral, não há problema em saltar um duche aqui e ali, até porque há quem tenha de fazê-lo por recomendação médica. E, claro, existem situações excecionais como, por exemplo, viagens para destinos remotos. Cabe a cada um perceber o que é o mais indicado para si e manter essa rotina. Mas não passe demasiado tempo (quatro ou mais dias) sem entrar no polibã ou na banheira — a sua pele agradece.
Aqui ficam quatro coisas que acontecem quando não tomamos banho:
O suor e as bactérias misturam-se
Embora o suor em si não tenha um odor, ele pode misturar-se com as bactérias naturais na pele e começar a causar odores corporais. Adicione à equação o fato de existirem dois tipos diferentes de glândulas sudoríparas, e vários aromas podem ocorrer. Segundo o portal Mayo Clinic, elas incluem as glândulas sudoríparas, que estão por todo o corpo e abrem diretamente na superfície da pele, e as glândulas apócrinas, localizadas em áreas próximas dos folículos capilares, como as axilas e as virilhas.
As glândulas sudoríparas expelem o suor, o que nos ajuda a arrefecer, e as glândulas apócrinas expelem um fluido quando estamos sob stress. Assim que qualquer um deles entra em contacto com as bactérias da pele, pode surgir um odor corporal.
Pode levar ao aparecimento de acne
Embora existam muitas causas diferentes para a acne, algumas pessoas podem notar uma diferença quando não tomam banho. Isto verifica-se particularmente quando alguém adormece sem limpar a pele, dormindo toda a noite com a sujidade, a oleosidade e a maquilhagem que se acumularam na pele ao longo do dia. Isto pode resultar em poros dilatados e obstruídos, levando ao aparecimento de pontos negros, acne e irritação da pele.
Por outro lado, é importante sublinhar que outras pessoas notam que a pele do rosto melhora quando tomam banho com menos frequência. Tudo depende do tipo de pele, bem como da causa da acne.
As condições de pele podem piorar
A dermatite atópica, mais conhecida como eczema, é uma condição que pode fazer com que a pele fique vermelha e com prurido. O Mayo Clinic diz que é causada pela genética, sendo que algumas pessoas simplesmente têm uma pele suscetível a alérgenos. Esta doença inflamatória também pode afetar a barreira da pele, aumentando o risco de irritação adicional.
Como a maioria das pessoas com eczema tem pele seca, uma das melhores maneiras de encontrar alívio é reintroduzir a humidade por meio de técnicas adequadas de banho e cuidados com a pele, afirma a Associação Nacional de Eczema do Reino Unido. Na verdade, tomar banho pode ajudar a evitar que a pele fique ressecada, especialmente se a hidratar imediatamente depois.
Há um risco maior de infeções fúngicas
Tomar um duche não só sabe bem e é refrescante, como também é necessário para nos mantermos saudáveis. A pele é a nossa defesa contra as toxinas ambientais e os detritos que encontramos no dia a dia. Se não tomarmos bem conta dela, através da higienização, aumentamos o risco de infeções fúngicas e bacterianas. Os insetos, bactérias e parasitas gostam de se esconder sob as unhas, nas virilhas, atrás das orelhas e nas axilas, portanto é importante lavar essas áreas com frequência.